O grupo Alcatel-Lucent continua a registar perdas significativas a cada trimestre que passa. Os resultados financeiros referentes ao período entre Abril e Junho deste ano não fugiram à regra, o que levou a CEO da companhia, Patrícia Russo, e o presidente do conselho de administração, Serge Tchuruk, a anunciarem a sua demissão.



No segundo trimestre, a Alcatel-Lucent registou prejuízos na ordem dos 1,1 mil milhões de euros, praticamente o dobro das perdas registadas no mesmo período do ano passado (586 milhões de euros). Também o volume de negócios baixou ao longo do período analisado, neste caso até aos 4,1 mil milhões de euros, o que representa uma quebra de 5,2 por cento.



Em plena fase de reestruturação, a empresa fecha o seu sexto trimestre consecutivo de perdas líquidas. Mesmo que as vendas tenham aumentado 6,1 por cento face ao primeiro trimestre, o balanço dos três meses continuou a ser negativo.



Para este ano fiscal, a Alcatel-Lucent "mantém a sua previsão" e espera "baixar as receitas entre dois a cinco por cento". Para o terceiro trimestre, a fabricante acredita que os resultados "seguirão a mesma linha dos obtidos entre Abril e Junho, seguido de um forte crescimento no quarto trimestre".



É também no final do ano que Patrícia Russo abandonará o cargo de CEO da companhia. Até lá, continuará a liderar o grupo até surgir um sucessor. Já Serge Tchuruk abandonará a cadeira do Conselho de Administração a 1 de Outubro deste ano.



Paralelamente, a justiça norte-americana decretou que a microsoft terá de pagar 512 milhões de dólares à Alcatel-Lucent por alegada infracção a duas patentes registadas pela fabricante franco-americana.


Notícias Relacionadas:

2008-04-30 - Alcatel-Lucent com prejuízos pelo quinto trimestre consecutivo

2008-02-08 - Alcatel-Lucent fecha 2007 com perdas de 3,5 mil milhões de euros