A Altice, grupo francês dono das portuguesas Cabovisão e Oni, detém 40% da Numericable, uma empresa também francesa do sector das telecomunicações. E será através da Numericable que vai ser concretizado o negócio de compra da SFR, numa transação que pode chegar até aos 17 mil milhões de euros.



A SFR é uma das maiores operadoras de telecomunicações de França, sobretudo em serviços de telefonia móvel, tendo cerca de 28% de quota de mercado. A SFR pertence à Vivendi, cujos acionistas ainda têm que reunir para dizer se aprovam a venda à Numericable.



De acordo com o Jornal de Negócios, o conselho de supervisão da Vivendi aprovou o negócio no passado sabádo, 5 de abril, mas a decisão só ficará completa a 24 de junho quando os acionistas reunirem. Pelo caminho ficou uma proposta de outra empresa que também estava interessada na SFR.



A Numericable vai pagar 13,5 milhões de euros, estando prometidos mais 750 milhões se algumas condições contratuais não divulgadas forem cumpridas. O resto do valor do negócio terá origem na disponibilização de 20% do capital da entidade onde a SFR ficar integrada.



Continua assim o “rebuliço” no segmento das telecomunicações. Ao longo do último ano é uma das áreas de negócio que tem vivido as maiores compras e vendas. A venda da participação da Vodafone na Verizon Wireless por 130 mil milhões de dólares e as compras da espanhola Ono e da alemã Kabel Deutschland pela operadora britânica em negócios acima dos 7 mil milhões de euros são disso exemplo.



Entre os grandes negócios do último ano destaque ainda para a fusão da PT com a Oi que vai dar origem a uma das 20 maiores operadoras de telecom do mundo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico