A invasão russa à Ucrânia afirma-se como um “ponto de viragem” para a Europa e para o Mundo e os especialistas da IDC apresentam agora uma previsão sobre como este conflito vai abalar o mercado da tecnologia.

No caso da Rússia e Ucrânia espera-se um forte declínio, assim como uma recuperação lenta, nos investimentos em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Com o conflito a pôr um travão nos negócios na Ucrânia e com as sanções aplicadas à Rússia a fazerem-se sentir na economia do país, os especialistas indicam que os gastos em TIC em ambos os países venham a contrair pelo menos dois dígitos este ano. No entanto, os gastos em tecnologia podem apresentar uma tendência contrária na Europa ocidental, dado ao aumento do investimento em áreas como defesa e segurança.

Embora ambos os países só representem 5,5% de todo o investimento em TIC na Europa, e 1% a nível mundial, prevê-se que a guerra tenha um impacto negativo global em áreas como a cadeia de abastecimento, no comércio, no fluxo de capital e na energia.

Estima-se que mais de 100 empresas internacionais tenham subsidiárias na Ucrânia, com muitas mais a operarem na Rússia. O conflito já está a obrigar à relocalização de múltiplos serviços, incluindo tecnológicos. Às empresas, IDC indica que as suas relações com os dois países, incluindo futuros planos de expansão, terão de ser reavaliados à luz do conflito.

Invasão da Rússia à Ucrânia pode agravar crise dos semicondutores
Invasão da Rússia à Ucrânia pode agravar crise dos semicondutores
Ver artigo

Para lá do impacto mais imediato do conflito, os especialistas explicam que, a longo prazo, as consequências podem traduzir-se em uma maior volatilidade na bolsa de valores, numa disrupção do ambiente de startups na Ucrânia e Rússia, assim como um risco elevado de ciberataques e o potencial para uma ciberguerra mais alargada. Por outro lado, o conflito pode levar à criação de novos negócios e alianças na área das ciências para substituir o que a guerra

Dado à “natureza fluida do conflito” a IDC recomenda às empresas que identifiquem quais são os pontos mais fracos no ecossistema da sua cadeia de valor, desenvolvam estratégias ágeis nas cadeias de abastecimento e que criem planos de ação de modo a anteciparem e reagirem aos movimentos disruptivos no mercado.