As iniciativas consistem num novo acelerador e um novo think thank, ambos orientados ao objetivo de ajudar as empresas europeias a ganhar escala e a adotar um posicionamento global.



O Startup Europe Partnership - nome do programa de aceleração - visa ajudar as empresas a ultrapassarem constrangimentos locais e vai ser liderado pela Mind the Bridge Foundation e pela fundação europeia da inovação, a Nesta.



O grupo de reflexão também hoje anunciado vai designar-se European Digital Forum e anualmente irá produzir um índice que monitorizará dados relevantes para avaliar o desempenho da Europa nesta área. A iniciativa será coordenada pelo Lisbon Council (outro think thank) e pela Nesta.



"A Europa prevista de startups prósperas e de empresas de Internet globais para voltar a tornar-se num centro global de crescimento", defendeu Neelie Kroes, vice-presidente da Comissão Europeia na sua intervenção na reunião.



Numa nota no seu site, a CE explica que as iniciativas juntam ao organismo europeu empresas, universidades, responsáveis na área da tecnologia e instituições financeiras. Entre as empresas que integram a lista de parceiros europeus da iniciativa contam-se a Telefónica, Orange, BBVA, European Investment Bank ou Orange, entre outras.



A reunião do Fórum Económico Mundial decorre em Davos entre 22 e 25 de janeiro.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico