O mais recente estudo da Ipsos, em parceria com a PayPal, revela que o mcommerce está a tornar-se numa tendência crescente. No entanto, à medida que cada vez mais consumidores que efetuam compras online através de dispositivos móveis, as empresas não estão a dar a devida prioridade aos canais de compras mobile.

De acordo com dados indicados em comunicado à imprensa, por um lado, quase 80% dos 22.000 consumidores entrevistados em todo o mundo afirmam ter feito compras através do smartphone nos últimos seis meses. Por outro, apenas 63% das empresas globais de ecommerce têm um site otimizado para mobile, ou para aceitar pagamentos através de dispositivos móveis.

Há cada vez mais portugueses a fazerem compras online e o smartphone é o meio preferido
Há cada vez mais portugueses a fazerem compras online e o smartphone é o meio preferido
Ver artigo

Para 25% dos comerciantes internacionais, um dos principais motivos que dificulta a passagem para o mobile acaba por ser o assegurar a sobrevivência dos seus negócios. Além disso, as preocupações a nível de segurança fazem com que 1 em cada 5 comerciantes hesitem em investir neste tipo de comércio.

No que toca à implementação do mcommerce à volta do mundo, a Índia apresenta-se como a líder. Ao todo, 81% das empresas do país indicam que estão otimizadas para este mercado, sendo que 70% dos consumidores demonstra uma maior preferência pelas compras feitas através de dispositivos móveis. Já no outro lado do espetro, nos Estados Unidos, apenas 57% dos comerciantes disponibilizam uma experiência para smartphones.

O ecommerce feito através das redes sociais está a registar um “crescimento sem precedentes”, revela o estudo, sendo que 35% do comércio social acontece em plataformas que são propriedade do Facebook.

O relatório destaca também a segurança e a confiança como fatores que têm um grande impacto nas decisões dos consumidores. Os mercados de língua inglesa, como o Reino Unido (64%), Austrália (63%) e os EUA (58%), são os que apresentam uma maior preocupação neste âmbito.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.