Os resultados de um estudo promovido pela NetApp revelam que 44% dos decisores de TI de empresas dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha acreditam que o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) irá melhorar a sua posição face à concorrência.

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Mais de metade dos inquiridos (63%) afirma que a sua infraestrutura de dados está preparada para os requisitos de encriptação de dados pessoais do RGPD, mas valor quase idêntico (61%) não estavam a postos para a anonimização de dados pessoais antes da data limite de aplicação das regras europeias.

A análise da NetApp revela ainda que nos últimos dois anos, 47% das empresas receberam e implementaram estratégias de dados com base em recomendações externas.

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Globalmente, há expectativas elevadas de uma maior competitividade graças à aplicação do RGPD, no entanto, a visão regional é mais polarizada, com os EUA a mostrarem maior optimismo e o Reino Unido a revelar uma perspectiva mais prudente.

A conformidade com as regras europeias baseia-se num conjunto complexo de requisitos, que afectam as empresas de forma diferente, com as conclusões do estudo a indicarem que dois dos elementos mais frequentemente citados – anonimização e a capacidade de notificar as autoridades de uma fuga de dados no prazo de 72 horas – são actualmente as menos disponibilizadas pelas empresas, enquanto a preparação para a encriptação é o mais comum.

Os resultados mostram ainda que as empresas deram passos proactivos nos últimos dois anos com vista à preparação para o regulamento, tendo a consultoria externa e as análises internas sido as principais etapas rumo à conformidade. Há contudo diferenças regionais, com os EUA a seguirem declaradamente na frente no que toca à busca de consultoria externa junto de especialistas no RGPD e as empresas do Reino Unido a privilegiarem uma abordagem interna.