Apesar da crise que o sector continua a atravessar e da incerteza causada pela guerra, um estudo da Eurocom PR indica que cerca de metade dos executivos de topo das empresas tecnológicas europeias esperam uma recuperação no mercado de Tecnologias de Informação (TI) até ao final do ano de 2003.
Os números deste estudo revelam que 46 por cento dos inquiridos (147 no total) esperam uma recuperação completa no mercado das TI até ao final do ano; 32 por cento julgam que esta será atrasada até ao primeiro trimestre de 2004; 9 por cento até ao segundo trimestre do mesmo ano, e 10 por cento apontam para a segunda metade de 2004, ou mais tarde.
A maioria dos entrevistados acredita que a Guerra no Iraque vai atrasar a retoma do sector. Ainda assim, o pior cenário parece já ter sido ultrapassado, uma vez que 54 por cento prevê um acréscimo do volume de negócios nos próximos seis meses, enquanto 34 por cento pensa que a actividade se vai manter apenas aos mesmos níveis. Apenas 11 por cento revelaram que acreditam que o seu volume de negócios poderá diminuir.
Este estudo parece indicar ainda que a situação do emprego no sector tecnológico pode ter estabilizado, com 50 por cento dos entrevistados a esperar que os níveis de emprego se mantenham nos próximos seis meses. Um terço dos executivos admite ainda que o emprego pode aumentar e 16 prevê novos despedimentos no sector.
Esta sondagem abrangeu 147 dirigentes executivos de empresas tecnológicas de 12 países da Europa (incluindo Portugal), do Médio Oriente e África do Sul e foi realizada entre os meses de Fevereiro e Março deste ano.
Refira-se ainda que muito recentemente a Eurocom publicou uma partee deste estudo dedicado especificamente à influência da Guerra no Irque. Neste relatório a empresa indicou que 60 por cento dos inquiridos considerou a Guerra no Iraque uma das três principais ameaças à recuperação económica do sector, sendo que 26 por cento a classificaram mesmo como a principal ameaça.
Notícias Relacionadas:
2003-03-21 - Recuperação na indústria de tecnologias ameaçada pela guerra no Iraque
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários