No caso de dúvida quanto ao paradeiro da sua encomenda, no caso de entrega pela DPD, vai ser atendido pela Maria, o nome que a empresa deu ao seu chatbot, num reforço à sua equipa de Serviço a Clientes. A empresa afirma ser a primeira a implementar um serviço de chatbot para responder a questões inerentes às entregas de encomendas.

No primeiro contacto telefónico, o cliente é atendido por um “Podemos ajudar?” da Maria, perguntando aos seus clientes que vão receber encomendas pela empresa se têm dúvidas. O sistema de chatbot foi programado através de uma plataforma de robot factory, desenvolvida pela DPDgroup. Durante o seu treino, realizado nos últimos meses, a Maria aprendeu a responder a questões frequentes dos clientes, tais como "onde está a minha encomenda", “quando vou receber a minha encomenda" ou "gostaria de alterar a data ou o local de receção da minha encomenda".

tek maria dpd

A DPD afirma que o chatbot faz parte das medidas que a empresa implementou para mitigar o pico de atividade durante época natalícia, nos meses de novembro e dezembro, considerada a maior de sempre.

Recorde-se que um estudo da Salesforce prevê que as mudanças nas prioridades dos consumidores vão fazer aumentar 30% das encomendas online. Nesse sentido, o volume total de encomendas poderá exceder a capacidade logística das lojas, somando um atraso na entrega de até 700 milhões de compras durante o Natal.

“Estamos muito orgulhosos da Maria. Responde de forma precisa e sempre com um sorriso às questões de quem vai receber encomendas pela DPD, e não tem receio do trabalho acrescido que a espera nestas próximas semanas”, indica Carlos Pereira, Diretor de Vendas e Serviço a Clientes da DPD Portugal no comunicado.

O chatbot já está operacional, trabalhando 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. A DPD afirma que nos primeiros quatro dias da Maria em serviço, foram atendidos 5.200 clientes, tendo respondido às suas dúvidas sobre os pedidos de encomendas, de forma imediata.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.