No caso de dúvida quanto ao paradeiro da sua encomenda, no caso de entrega pela DPD, vai ser atendido pela Maria, o nome que a empresa deu ao seu chatbot, num reforço à sua equipa de Serviço a Clientes. A empresa afirma ser a primeira a implementar um serviço de chatbot para responder a questões inerentes às entregas de encomendas.

No primeiro contacto telefónico, o cliente é atendido por um “Podemos ajudar?” da Maria, perguntando aos seus clientes que vão receber encomendas pela empresa se têm dúvidas. O sistema de chatbot foi programado através de uma plataforma de robot factory, desenvolvida pela DPDgroup. Durante o seu treino, realizado nos últimos meses, a Maria aprendeu a responder a questões frequentes dos clientes, tais como "onde está a minha encomenda", “quando vou receber a minha encomenda" ou "gostaria de alterar a data ou o local de receção da minha encomenda".

tek maria dpd

A DPD afirma que o chatbot faz parte das medidas que a empresa implementou para mitigar o pico de atividade durante época natalícia, nos meses de novembro e dezembro, considerada a maior de sempre.

Recorde-se que um estudo da Salesforce prevê que as mudanças nas prioridades dos consumidores vão fazer aumentar 30% das encomendas online. Nesse sentido, o volume total de encomendas poderá exceder a capacidade logística das lojas, somando um atraso na entrega de até 700 milhões de compras durante o Natal.

“Estamos muito orgulhosos da Maria. Responde de forma precisa e sempre com um sorriso às questões de quem vai receber encomendas pela DPD, e não tem receio do trabalho acrescido que a espera nestas próximas semanas”, indica Carlos Pereira, Diretor de Vendas e Serviço a Clientes da DPD Portugal no comunicado.

O chatbot já está operacional, trabalhando 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. A DPD afirma que nos primeiros quatro dias da Maria em serviço, foram atendidos 5.200 clientes, tendo respondido às suas dúvidas sobre os pedidos de encomendas, de forma imediata.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.