Para startups em pré-seed e seed focadas nas áreas de IA, robótica, bioquímica computacional, infraestrutura de dados, entre outras, vão poder concorrer a um investimento da Faber. O fundo Faber Tech III fechou com 31 milhões de euros, mas tem como objetivo final captar um total de 60 milhões para distribuir entre as startups. Os investidores principais são o Fundo Europeu de Investimento (EIF), o NATO Innovation Fund e a Caixa Capital.
O fundo de investimento será aplicado em projetos na Península Ibérica e no Sul da Europa, entre outros investimentos pontuais no resto da Europa e também fora do continente. Estão já garantidos três investimentos iniciais em empresas de Portugal, Espanha e Países Baixos, com projetos ligados a chips fotónicos, design de chips analógicos e biologia sintética, respetivamente.
Segundo Alexandre Barbosa, managing partner da empresa, o fundo Faber Tech III representa o seu compromisso em apoiar os fundadores resilientes, movidos pela ciência para ajudar a semear o futuro de inovação na Europa. Através da sua abordagem especializada e com o apoio dos parceiros, a Faber pretende ajudar as deep tech em fase de seed no Sul da Europa.
Esta estratégia da Faber de investimento em deep tech, concentrando-se em projetos em fase inicial nesta geografia, garantiu a parceria com empreendedores por trás de startups como a Sword Health, Smartex, Mitiga, Luminate Medical, Abtrace, Unbabel e Codacy na sua fase seed, empresas que estão atualmente em fase avançada. Em quase metade delas, a Faber aponta que liderou 70% dos seus investimentos iniciais em diversos mercados europeus.
Já o programa Faber Entrepreneurship Program, em paralelo aos processos de investimento, pretende ajudar a cultivar talento. Uma iniciativa que ao longo de 12 semanas ajuda estudantes de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento em áreas STEM na oferta de apoio prático.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
Sentiu um sismo? Veja como pode verificar se houver um terramoto -
App do dia
Coromon: um clássico moderno no mundo mobile que continua a conquistar jogadores -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários