O IAPMEI, Agência para a Competitividade e Inovação, já disponibilizou no seu site a SHIFT to 4.0. O projeto consiste na aplicação de uma ferramenta de autodiagnóstico que permite às empresas, de qualquer sector, dimensão ou localização, avaliar o seu estado de maturidade digital.

Desenvolvida pelo ISQ e promovida pelo IAPMEI, a conceção da SHIFT to 4.0 teve por base o inquérito criado pelo IW Consult da Cologne Institute for Economic Research e pela FIR da RWTH da Universidade de Aachen.

As empresas necessitam apenas de preencher uma versão desse inquérito adaptada à realidade portuguesa, obtendo no final um documento de reflexão com linhas orientadoras para melhorar o caminho a seguir rumo à Indústria 4.0.

A avaliação SHIFT to 4.0 é suportada na análise de seis dimensões que constituem a essência da indústria 4.0. A partir dos diferentes temas de cada dimensão é possível posicionar a empresa num dos seis estados de maturidade i4.0.

A partir desta base são identificadas oportunidades, boas práticas, ferramentas, medidas e ações que possam apoiar os processos de reflexão estratégica das empresas no seu percurso de transformação digital e reforço de competências nesta área.

O projeto Shift to 4.0 está disponível até ao fim de maio de 2019. Pode consultar toda a informação sobre a ferramenta e aceder ao inquérito sobre a maturidade da empresa clicando neste link.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.