O estudo “Global GenAI Report: How organizations are mastering their GenAI destiny in 2025”, publicado pela NTT DATA, revela que as organizações começaram a evoluir dos primeiros testes e experimentação relacionada com inteligência artificial generativa para investimentos a longo prazo nesta tecnologia. Um inquérito realizado a 2.300 líderes de TI e empresas em 12 indústrias, espalhadas por 34 países, mostram que 97% dos CEOs antecipam um impacto significativo da IA. E que 99% das organizações estão a planear fazer mais investimento nesta tecnologia.
Os resultados do estudo da consultora indicam que os líderes estão a direcionar o foco das experiências iniciais para casos de uso de longo prazo. O objetivo é transformar a performance dos seus negócios, mas também a cultura do trabalho, estar em conformidade dos regulamentos, assim como da segurança e sustentabilidade.
Praticamente todos os líderes das organizações que participaram no inquérito afirmam que já investiram em IA generativa e 83% criaram equipas “especializadas” ou “robustas” nesta tecnologia. Quanto aos principais casos de aplicação da IA, destaca-se a recomendação de serviços personalizados e de gestão de conhecimento; o controlo de qualidade; e a investigação e desenvolvimento.
Veja na galeria mais dados sobre o estudo:
O CEO da NTT DATA Group aponta que a IA generativa deixou de ser apenas uma simples ferramenta para se tornar numa força transformadora. “À medida que ultrapassamos a fase de experimentação, a tensão emerge: avançar demasiado rápido pode trazer consequências imprevistas; avançar demasiado devagar pode fazer-nos ficar para trás. Dominar a IA Generativa não é opcional”, destaca nas conclusões do estudo.
Em termos de estratégia e transformação, é apontado que se está a iniciar um ciclo de consolidação e integração das tecnologias de IA generativa, combinando abordagens experimentais, de forma gradual e direcionada. Nesse sentido, aquilo que era a experimentação fragmentada está a dar lugar a planos de investimento específicos. O estudo diz que 97% dos CEOs antecipam um impacto significativo da tecnologia e 70% consideram que a mudança será rápida e com impacto substancial já em 2025.
O inquérito refere que 83% dos líderes apontam já ter uma estratégia de IA generativa bem definida, mas por outro lado, 51% das empresas ainda não alinharam estas estratégias com os seus planos de negócio, representando uma limitação no retorno do investimento e a satisfação nos resultados.
Praticamente todos os líderes concordam que a IA generativa pode estimular a criatividade e melhorar a capacidade de investigação e desenvolvimento. Ainda assim, 90% apontam que a infraestrutura herdada coloca dificuldades na aplicação eficaz da tecnologia. E 96% dos CIOs e CTOs apontam que as soluções baseadas na cloud são mais práticas para suportar as aplicações de IA.
Ainda existe uma grande maioria (96%) dos inqueridos que estão a avaliar como a IA generativa pode simplificar, no futuro, os fluxos de trabalho e processos de suporte. E 67% afirmam que os seus colaboradores não têm competências necessárias para trabalhar com a IA generativa. E metade planeiam formações e educação para aumentar a adoção da tecnologia.
Quanto aos principais obstáculos à adoção, o estudo indica o conhecimento limitado ou inexistente sobre a solução, a resistência dos utilizadores à tecnologia, assim como as preocupações inerentes à segurança e proteção da IA generativa.
No que diz respeito à ética, segurança e sustentabilidade, 81% dos inquiridos dizem que é muito importante os líderes ajudarem os colaboradores a equilibrar a inovação com a responsabilidade. E 72% apontam que a sua organização ainda não tem políticas de uso de IA para os colaboradores, incluindo orientações sobre a proteção de propriedade intelectual. 45% dos CISOs demonstram preocupação quanto à tecnologia, assumindo que se sentem pressionados, ameaçados ou sobrecarregados. O regulamento da IA é pouco claro para 82% dos inquiridos, dificultando a implementação de estratégias de IA generativa.
O estudo conclui que, apesar dos desafios, 68% dos líderes, a nível global, estão entusiasmados e impressionados com o potencial transformar da inteligência artificial generativa.
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