Com base nestas informações, os serviços do procurador federal de Manhattan, Damian Williams, acrescentaram a acusação de corrupção às outras que visam o antigo líder da plataforma FTX.

Segundo o documento, Bankman-Fried transferiu os fundos em 2021 para obter das autoridades chinesas o acesso a mil milhões de dólares de criptomoedas que estavam em contas da Alameda, a empresa de investimentos que dirigia. As autoridades norte-americanas não referem se a iniciativa foi bem-sucedida.

A FTX, a segunda mais importante plataforma de criptomoedas, colapsou em novembro, após uma crise de confiança e levantamentos em massa feitos pelos clientes. Bankman-Fried e outros dirigentes são acusados de ter utilizado as contas dos clientes, sem o conhecimento destes, para alimentar operações especulativas da Alameda.

FTX já terá recuperado cerca de 5 mil milhões de dólares em ativos líquidos
FTX já terá recuperado cerca de 5 mil milhões de dólares em ativos líquidos
Ver artigo

Extraditado das Baamas para os Estados Unidos em dezembro, Bankman-Fried corre o risco de ser condenado a anos de prisão. O julgamento deve começar em outubro em Nova Iorque.

As acusações envolvem também dois outros antigos dirigentes da FTX e Alameda, Gary Wang e Caroline Ellison, que se deram como culpados de algumas e aceitaram colaborar com as autoridades norte-americanas, ao contrário de Bankman-Fried, que contesta as que o visam.

Sam Bankman-Fried também é acusado de ter investido, sem autorização, fundos de clientes da FTX em bens imobiliários nas Baamas. O procurador federal de Manhattan acusa-o igualmente de ter efetuado donativos a figuras políticas democratas, incluindo Joe Biden, durante a campanha presidencial.