A Salesforce, especialista em CRM e transformação digital das empresas, partilhou dados relativamente à evolução do comércio online para este primeiro trimestre de 2021. Segundo a especialista, houve um crescimento global do comércio digital de 58%, que foi impulsionado tanto pelo aumento do tráfego online (27%) devido às medidas de confinamento da pandemia de COVID-19, assim como os respetivos gastos online dos consumidores, que cresceu 31%.

As conclusões, partilhadas no Q1 Shopping Index da Salesforce, mostram como a pandemia continua a moldar e a influenciar o comportamento de compra dos consumidores em todo o mundo, tendo analisado dados de mil milhões de compradores apenas nos primeiros três meses do ano. Em comparação com o mesmo período do ano passado, os artigos desportivos cresceram 101%, os eletrodomésticos 96% e as malas de luxo, 95%. Em sentido contrário, as categorias com menor crescimento foram a roupa desportiva (42%), a decoração e artigos para o lar (40%) e bolas e malas comuns (8%).

Mais importante, salientado pelo estudo, é que os hábitos adquiridos no confinamento parecem manter-se. Isso está a fazer com que os retalhistas e empresas repensem os seus negócios, nomeadamente a importância da loja online e o papel do estabelecimento físico.

Segundo Rob Garf, VP and GM, Retail da Salesforce, os retalhistas devem continuar a dimensionar os seus investimentos no digital, ao mesmo tempo que devem reorientar a experiência em loja. “Estas devem oferecer um equilíbrio entre experiências imersivas e sem contacto, para dar resposta às diferentes necessidades dos consumidores”.

Olhando para os gráficos relativos ao tráfego e encomendas, denota-se um crescimento elevado do uso do smartphone. Desde o início da pandemia que os utilizadores fazem sobretudo as encomendas diretamente dos seus equipamentos mobile. O tráfego geral dos smartphones é gerado em 69% dos utilizadores, no computador 27% e a partir dos tablets 3%.

Já o gasto em encomendas baseadas em promoções e descontos manteve-se relativamente consistente, com os mesmos 18% de crescimento no primeiro trimestre de 2021 face ao mesmo período de 2020, com encomendas com um valor médio de 94 dólares.

Dados da SIBS também demonstram que o e-commerce duplicou em Portugal face ao período pré-pandemia, representando 18% das compras eletrónicas. Isolados em casa, os portugueses têm optado por fazer compras online, e entre o dia 15 de janeiro a 28 de fevereiro, registou-se um aumento de 46%, quando comparado com o mesmo período do ano passado.