O BeAnywhere inSight já está a ser utilizado por cem empresas, apesar da estreia recente. O programa de gestão e monitorização remota de dispositivos foi disponibilizado em formato beta a algumas entidades e faz agora a estreia para os restantes interessados. E as primeiras impressões têm sido animadoras.



“As opiniões dos clientes têm sido bastante positivas e encorajadoras, até porque todos têm a oportunidade de participar no desenvolvimento da solução, alimentando-a com pedidos de funcionalidades e sugestões”, explicou em conversa com o TeK o responsável de marketing da BeAnywhere, José Pedro Serrano.



O software pode ser usado por empresas de qualquer dimensão e a gestão de equipamentos faz-se através de uma plataforma Web. “O BeAnywhere inSight foi desenvolvido de raiz e numa perspetiva integrada para que seja utilizado com o mínimo de formação e de forma bastante eficiente, poupando tempo de configuração e minimizando o esforço de análise de dados, para que os administradores se concentrem noutras tarefas”, analisou o CMO.



O lançamento do BeAnywhere inSight responde a algumas das tendências atuais – como a mobilidade - , permitindo fazer a gestão de plataformas móveis. O Android é o único sistema operativo que para já é suportado, estando o Windows Phone e o iOS no roadmap da empresa.



“Com o inSight é possível implementar monitorização avançada de dispositivos, distribuir políticas, scripts, software ou ficheiros pela infraestrutura. É possível organizar, catalogar e inventariar pormenorizadamente o parque, fazer seguimento de dispositivos perdidos ou roubados, bloqueando-os ou inutilizando o acesso aos dados, e prestar suporte remoto a dispositivos”, explica com mais algum detalhe José Pedro Serrano a propósito do novo produto.



A BeAnywhere é uma empresa portuguesa que tem cerca de 50 colaboradores e é caso para dizer que “o que é nacional é bom”. Isto porque a tecnológica usa um protocolo de acesso remoto próprio que se recusa a licenciar, mas que na opinião do responsável de marketing, ajuda a empresa a ter um serviço mais rápido e fiável no campo das ferramentas de gestão e monitorização.



É em Portugal que a empresa tem boa parte do negócio: “Para o mercado nacional, existe obviamente uma vantagem acrescida, que reside no facto de conhecermos a nossa realidade como nenhum outro fabricante e podermos assegurar um suporte muito próximo e proativo. Falamos a mesma língua, o nosso desenvolvimento encontra-se em Portugal, na zona de Coimbra, com pessoas ligadas desde sempre ao meio universitário e empresarial, que compreendem as necessidades e desafios intrínsecos das empresas nacionais”.



O mercado nacional, em conjunto com o brasileiro, representa 50% das receitas que a empresa gera, sendo que a outra metade tem origem nos 63 países onde a tecnológica detém clientes.



Após o lançamento do BeAnywhere inSight, José Pedro Serrano partilhou com o TeK quais os próximos passos que a empresa vai seguir com o novo produto: “Sendo nós um provedor de soluções SaaS, temos um roadmap muito agressivo no suporte aos nossos produtos. Este ano esperamos expandir o suporte da plataforma BeAnywhere inSight, adicionando-lhe funcionalidades avançadas de antivírus e backup, além de suporte a mais tipos de dispositivos”, adiantou José Pedro Serrano.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico