As duas empresas vão explorar, em conjunto, negócios de retalho em regiões como o Sudeste Asiático, os Estados Unidos e a Europa, um passo “importante no processo de modernização do comércio retalhista global”, disse o diretor de estratégia da JD.com, Jianwen Liao. “Esta parceria com a Google abre uma ampla gama de possibilidades para oferecer uma experiência de retalho superior aos consumidores em todo o mundo”, acrescentou.

Na parceria estratégica, a Google ficará com cerca de 27,1 milhões de ações ordinárias classe A recentemente emitidas da JD.com a um preço de emissão de 17,47 euros  (20,29 dólares) por ação, o que se traduz em menos de 1% de participação na JD.com.

O investimento de 550 milhões de dólares (475 milhões de euros) vai combinar as vantagens do JD.com na rede interligada de negócios e na logística e os pontos fortes tecnológicos da Google, noticia a ReutersA empresa de comércio eletrónico também vai disponibilizar uma seleção de produtos para venda pelo Google Shopping em várias regiões, revela a Google no seu blog.

Entre os investidores da JD.com encontram-se empresas como a Tencent Holdings Ltd, o grupo Alibaba e a Walmart Inc. Por outro lado, a JD.com apostou no unicórnio português Farfetch com um investimento de 397 milhões de dólares, em junho do ano passado, numa ronda de investimento de série F.