A Google é o maior captador de publicidade na Internet em Portugal. Os números avançados pelo Jornal de Negócios dizem que a gigante de Moutain View fatura entre 16 e 25 milhões de euros em publicidade no mercado português.

Os valores representam uma estimativa já que não existem dados oficiais, nem mesmo por parte das empresas que analisam o mercado da publicidade em Portugal. Os 16 milhões são os valores que a Google alegadamente consegue através das agências, enquanto os 25 milhões dizem respeito ao valor direto que a tecnológica pode conseguir.

A maior fatia de negócio da Google em Portugal faz-se junto das Pequenas e Médias Empresas (PME), como escreve o diário, um mercado onde até há pouco tempo era a empresa Páginas Amarelas quem dominava. E os 16 milhões de euros conseguidos pela gigante dos motores de busca situam-se num mercado de valor total de 25 milhões de euros.

O diretor geral da IDC Portugal, Gabriel Coimbra, refere que o potencial da Google na publicidade é "enorme", muito por causa dos segmentos móvel e vídeo, onde a empresa tem uma posição dominante através do Android e do YouTube.

O analista lembra no entanto que o mercado da publicidade pode mudar em poucos anos e que empresas como o Facebook e como a Microsoft estão à espreita, isto porque nos últimos anos têm vindo a ganhar quota no mercado da publicidade online.

Estima-se que a Google seja responsável por 35% de toda a publicidade que existe na Internet. Apesar de ser um mercado lucrativo, é também dos que tem trazido mais dores de cabeça à empresa. Um dos exemplos mais conhecidos é a luta que tem sido travada com as publicações noticias e os produtores de conteúdos a respeito dos direitos de autor e da repartição de receitas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico