A Marinha norte-americana cancelou cerca de 13 mil cartões de crédito, usados para despesas da instituição, depois de uma investigação ter apurado que os números dos cartões e registos de pagamentos efectuados tinham sido copiados por hackers.



A informação, avançada pelo próprio Departamento da Defesa do governo norte-americano e citada pelo Washington Post, esclarece que os dados foram copiados a partir de meados de Julho mas garante que desde essa altura não foram registados quaisquer movimentos fraudulentos pela entidade emissora dos cartões, o Citibank.



O banco já emitiu novos cartões para substituir os primeiros, enquanto o departamento de defesa norte-americano estuda as vulnerabilidades detectadas e exploradas pelos hackers para evitar situações idênticas no futuro. Entretanto, foi já iniciado um processo de substituição de outros 9 mil cartões de crédito com um limite de crédito a rondar os 2.500 dólares e que tanto quanto se sabe não estavam envolvidos na situação detectada no final do mês passado.



O ataque foi detectado no dia 30 de Julho quando o centro logístico da Força Aérea de Dayton, no Ohio registou um tráfico fora do normal nos seus servidores. As investigações detectaram que os hackers teriam entrado no sistema já no dia 10 de Julho, mas apenas iniciaram as cópias da informação a partir do dia 24 do mesmo mês, sem que houvesse tempo para provocar mais estragos.



O governo norte-americano está também a analisar a segurança dos cartões de crédito utilizados noutras áreas para tentar apurar se estão vulneráveis ao mesmo tipo de violação.



Notícias Relacionadas:

2001-06-19 - Medo de fraude online de cartões de crédito está empolado

2002-06-26 - Site permite verificar roubo de números de cartões de crédito


2002-11-26 - Grupo acusado de roubar dados de cartões de crédito via Web de mais de 30 mil pessoas nos EUA