O Governo vai hoje assinar um acordo com nove empresas para a compra de 510 autocarros movidos a energias limpas. O negócio prevê um investimento de 145 milhões de euros e promove a utilização de fontes alternativas na alimentação dos transportes públicos e coletivos de passageiros.
Desta frota, 438 autocarros serão movidos a gás natural, ao passo que 72 serão elétricos. Segundo sublinha o Destak desta sexta-feira, a entrada em circulação destes veículos deverá levar a uma redução de 8,6 milhões de litros no consumo anual gasóleo.
De acordo com o Ministério do Ambiente, a STCP, no Porto, vai receber 188 autocarros, seguindo-se a Carris, de Lisboa, com 180. Os transportes coletivos do Barreiro vão ter direito a 60, tal como Santa Maria da Feira. Coimbra recebe 10, Braga seis e Aveiro três. Bragança (dois) e Guimarães (um) são as últimas cidades da lista de regiões abrangidas.
Mais importa dizer que, a par deste investimento, serão ainda instalados 31 postos de carregamento elétrico e quatro postos de abastecimento a gás natural, que estarão disponíveis para qualquer operador.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários