
De acordo com a Agência Nacional de Inovação (ANI), que será responsável pela gestão destes apoios, a iniciativa tem como objetivo reforçar a competitividade, a inovação e a internacionalização de empresas portuguesas com projetos tecnológicos disruptivos.
Para promover o crescimento e consolidação das startups portuguesas no mercado internacional serão lançadas três medidas. Entre elas contam-se dois vouchers, o voucher Go to EIC Accelerator e o voucher Deep Tech, e o programa de ignição Start from Knowledge.
A ANI avança que o primeiro dos vouchers foi criado para apoiar startups na candidatura ao programa europeu EIC Accelerator, contando com uma dotação de um milhão de euros. O voucher “visa apoiar startups Deep Tech portuguesas que tenham obtido um resultado positivo na fase inicial do EIC Accelerator”, explica a ANI.
Neste caso, o incentivo disponibiliza um apoio financeiro de 10.000 euros, atribuído a fundo perdido, para cobrir os custos associados à submissão da candidatura à Fase 2 do programa europeu.
Já o voucher Deep Tech, com uma dotação de 2,5 milhões de euros, centra-se no avanço da maturidade tecnológica, impulsionando o desenvolvimento tecnológico e empresarial das startups portuguesas. Segundo a ANI, o incentivo destina-se a empresas que tenham recebido uma avaliação favorável na Fase 1 do EIC Accelerator e atribui 60.000 euros a fundo perdido para o desenvolvimento de diversas áreas críticas para as empresas.
O programa Start from Knowledge, gerido pela ANI e pela Startup Portugal, quer estimular a criação de startups no meio académico e dispõe de um apoio até 30.000 euros.
O objetivo da nova iniciativa passa por “contribuir para a transmissão de conhecimento científico e tecnológico produzido nas Instituições de Ensino Superior para o tecido empresarial nacional”, avança a ANI.
Os incentivos fazem parte do Programa Deep2start, anunciado em novembro do ano passado. O programa inclui também um fundo Deep Tech com 50 milhões de euros em financiamento público, prevendo alcançar um total de 100 milhões com investimentos privados.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários