A HP confirmou esta quarta-feira, dia 1 de novembro, a compra de todo o negócio de impressoras da Samsung Electronics. Os valores envolvidos ascendem a mais de mil milhões de dólares.

Com este acordo, a empresa garante uma participação de 100% nesta unidade e em todos os negócios que esta mantiver fora de portas. Sob o controlo da gigante norte-americana ficam também mais de 6.500 patentes que a Samsung tem registadas neste sector, uma mão de obra composta por cerca de 6 mil colaboradores, infraestruturas de produção na China e cerca de 50 escritórios em todo o mundo.

HP aposta no software para conquistar o mercado da impressão profissional
HP aposta no software para conquistar o mercado da impressão profissional
Ver artigo

"Juntos vamos continuar a construir sob 30 anos de liderança no sector da impressão, de forma a acelerarmos a nossa estratégia e a fornecermos aos nossos clientes e parceiros soluções altamente inovadoras e únicas", disse Dion Weisler, presidente e CEO da HP, após o firmar do acordo.

Sabe-se que, a curto prazo, a HP tem planos para substituir as fotocopiadoras mais ultrapassadas por novas propostas multifunções, como as recentes A3 MFPs da Samsung.

De acordo com Aurelio Maruggi, vice-presidente da empresa norte-americana, a "HP está a tentar fazer com as fotocopiadoras, aquilo que a Tesla tem feito pelos carros". O responsável afirmou-o depois da tecnológica ter apresentado uma nova linha de impressoras com sistemas de segurança avançados, baseados na cloud e na análise de big data.

Mais importa dizer que o negócio de impressoras corre de vento em popa, para a HP. No final deste terceiro trimestre de 2017, a multinacional anunciou receitas de 4,7 mil milhões de dólares apenas nesse departamento e sublinhou que o valor representava um crescimento de 6% face ao período homólogo de 2016.