
A HP vai pagar 55 milhões de dólares (43,2 milhões de euros) ao Departamento de Justiça norte-americano (DoJ) para que este retire a acusação de práticas anti-concorrenciais feita há alguns anos atrás. Em causa estava o pagamento, a outras empresas, pela recomendação dos seus produtos a organismos do Estado.
Ao que indica a imprensa internacional, a situação estava a ser investigada desde 2004, com o DoJ a acusar a gigante norte-americana de pagar três milhões de dólares aos integradores de sistemas entre 2001 e 2006, com a intenção de ser favorecida nos contratos estabelecidos com o Governo.
Considerado como um dos maiores montantes já alguma vez pagos numa situação do género, nos Estados Unidos, o acordo também diz respeito às alegações de que, no contrato que contraiu com uma agência federal em 2002, não teria fornecido todas as informações necessárias, levando a preços excessivos e não correctos.
As investigações continuam agora tendo a Sun e a Accenture como protagonistas, acusadas de práticas anti-concorrencias pelos mesmos motivos. Saliente-se que a HP apresentou a sua proposta ao DOJ, sem admitir culpas. A intenção era, referiram os responsáveis no início deste mês, dar por encerrado o assunto.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
John Travolta em modo robot? Optimus da Tesla mostra como se arrasa na pista de dança -
App do dia
Precisa de renovar o Cartão de Cidadão? Já o pode fazer na app gov.pt -
Site do dia
Sabe onde foram gravados os seus filmes favoritos? Com o CineMapper pode descobrir -
How to TEK
Já viu o círculo azul no WhatsApp, Instagram e Messenger? É o novo Meta AI e (ainda) não o pode desligar
Comentários