O Departamento de Transportes dos Estados Unidos e o Conselho NETT (tecnologia de transportes emergentes e não-convencionais) emitiram um documento com regulamento federal que vai servir de guia aos novos formatos de transporte emergentes. O documento visa formatos como veículos autónomos e até o hyperloop, que ainda que esteja sob a tutela da administração federal dos transportes ferroviários (FRA), é igualmente abrangido pela regulação.

O documento refere-se a todas as entidades que providenciem transportes terrestres não-rodoviários, sejam eles ferroviários ou através de sistemas eletromagnéticos, com a inclusão de futuras vias usando tecnologias que ainda não estão a ser utilizadas.

As novas regras são um passo muito importante para a continuação do desenvolvimento da tecnologia hyperloop, visto que cria um roadmap para a sua regulamentação, assim como a abertura de testes no território dos Estados Unidos. Mais importante ainda para as empresas envolvidas é que a regulamentação abre portas à legibilidade de fundos federais.

Existem pelo menos três empresas a desenvolver projetos em torno da tecnologia hyperloop: A The Boring Company de Elon Musk, que apesar de ser uma das precursoras do projeto, acabou por se direcionar para os túneis de alta velocidade usando automóveis; a Virgin Hyperloop One é uma aposta de Richard Branson numa startup que conseguiu materializar a visão de Elon Musk.

Por fim, a Hyperloop Transportation Technologies talvez seja a que esteja mais bem posicionada, tendo apresentado a Quintero One, a primeira cápsula construída para transporte de passageiros. Tem 32 metros comprimento e uma cabine de 15 metros. A empresa descreve-a como "o meio de transporte mais seguro do mundo" devido à forma como se utiliza a fibra de carbono e outros compostos no desenvolvimento destas cápsulas.

Para se ter uma ideia do investimento necessário para uma linha hyperloop, um projeto da Hyperloop Transportation Technologies para ligar Chicago, Cleveland e Pittsburgh estava orçamentado em cerca de 25 mil milhões de dólares: quase o dobro que Jeff Bezos ganhou em apenas um dia, num bom dia em Wall Street