A PT e a IBM chegaram a acordo sobre o fim antecipado da parceria estratégica para a gestão das Tecnologias da Informação do incumbente. As empresas tinham recorrido ao tribunal para resolver o diferendo que resultou do fim antecipado de um contrato de outsourcing a dez anos, por parte da PT, e consequente pedido de indemnização por parte da IBM, revela hoje o Diário de Notícias.



Antes da conclusão do processo judicial as empresas resolveram a questão com um acordo que prevê a aquisição por parte da PT do agrupamento de empresa criado em 2000 para fornecer os serviços de gestão das TIs do operador até 2010, data em que o contrato de mil milhões de euros deveria terminar.



Esta empresa era detida em 90 por cento pela IBM e nos restantes 10 por cento pela PT, que entretanto vendeu à IBM a sua posição na organização. Agora o incumbente aceitou adquirir a totalidade de capital da DCSI que continuará a prestar os mesmos serviços à operadora, mas agora integrada na sua estrutura, confirmou o TeK junto da IBM.



"No seguimento de uma decisão estratégica de negócio, e por mútuo acordo, a Portugal Telecom (PT) decidiu optar pela gestão interna dos serviços de TI", explica uma declaração oficial da IBM.



O documento acrescenta que os cerca de 100 colaboradores da DCSI que não serão afectados pelo negócio. O acordo alcançado pelas empresas tem agora de ser aprovado pelas autoridades regulatórias mas deverá estar operacional até Junho.



"A PT irá manter a sua relação com a IBM, que continuará a ser um fornecedor importante de soluções e serviços à PT, e ambas as empresas terão a oportunidade de continuar a trabalhar juntas em outras áreas específicas", defere a declaração.



A Big Blue mantém actualmente vários contratos de outsourcing em Portugal. Os mais relevantes são na área da banca e comunicações (com os CTT).



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