As mais recentes previsões da IDC apontam para uma diminuição de 0,4% dos gastos em tecnologias de informação e comunicação (TIC) na Europa em 2020, atingindo um valor total de 925,57 mil milhões de dólares. No entanto, os analistas esperam que voltem a aumentar em 2021, em resposta aos desafios do “novo normal” trazido pela pandemia de COVID-19.

A consultora prevê um crescimento de 1% em 2021, impulsionado principalmente pelas iniciativas de transformação digital levadas a cabo por organizações que se querem manter competitivas.

De acordo com a IDC, a área da infraestrutura como serviço (IaaS na sigla em inglês) registará uma elevada procura no próximo ano. Ao todo, espera-se que os gastos em IaaS apresentem um crescimento de mais de 30% ainda em 2020.

IDC | Previsões quanto às despesas em TIC na Europa
créditos: IDC

Alguns mercados tecnológicos sofrerão o impacto negativo da renovação das medidas de confinamento tomadas um pouco por toda a Europa no quarto trimestre de 2020 para controlar a propagação da COVID-19. No entanto, a consultora detalha que outros conseguirão crescer, mitigando o impacto na totalidade do mercado das TIC.

Mercado de computadores regista o maior crescimento dos últimos 10 anos durante o terceiro trimestre
Mercado de computadores regista o maior crescimento dos últimos 10 anos durante o terceiro trimestre
Ver artigo

A procura por computadores e tablets aumentou significativamente neste ano devido à adoção de estratégias de trabalho remoto, assim como pela passagem das aulas para o mundo digital. Assim, espera-se que o setor registe um crescimento de 4,6%.

A IDC indica que o setor das impressoras também registou uma forte procura no terceiro trimestre do ano. Ao contrário das despesas feitas pelos consumidores, em especial, trabalhadores remotos aumentassem, os gastos feitos por empresas foram mais “modestos”. A dinâmica levou a um aumento das unidades distribuídas pelas lojas, mas uma queda no seu valor.

As estratégias de trabalho remoto contribuíram também para o aumento da procura por software de colaboração à distância e de Customer Relationship Management (CRM). Segundo as previsões da IDC, o mercado de software poderá apresentar um crescimento na ordem dos 4%.

Já os mercados de servidores, armazenamento e equipamentos de rede poderão ter uma queda de 5,2%, uma vez que as operações das pequenas e médias empresas foram particularmente afetadas pela crise gerada pela COVID-19. “Muitas empresas tiveram de suprimir a compra de novos equipamentos para a sua infraestrutura para se manterem operacionais durante o período de confinamento”, explica Lubomir Dimitrov, senior research analyst da IDC, destacando a migração para a Cloud.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.