A IFA passou a ser uma data obrigatória no calendário de feiras de eletrónica para quem segue esta área, e o SAPO TEK não tem falhado nenhuma das últimas edições, por isso este ano não foi exceção. A feira fecha portas hoje depois de dois dias reservados aos media, entre 30 e 31 de agosto, e a abertura oficial a 1 de setembro para 5 dias de conferências e exposição.

A pandemia de COVID-19 teve efeitos negativos no evento que em 2020 realizou um a edição muito limitada, e com pouca assistência, em 2021 cancelou a feira e em 2022 começou a recuperar fôlego, apesar da desistência de muitos dos expositores da Ásia, ainda com limitações nas viagens.

Com nova direção, a IFA 2023 está apostada em mostrar que recuperou o entusiasmo de expositores e visitantes, partilhando números de mais de 2 mil expositores em 26 pavilhões “lotados” como tem vindo a divulgar, mas a verdade é que uma visita atenta à feira mostra espaços vazios e muito mais “amplos” do que é habitual. Além da ausência de marcas de grande dimensão como a Sony, que era presença fixa no pavilhão 20, ou a Philips, faltaram também anúncios mais “apetitosos” para o mundo da tecnologia e telecomunicações, com domínio dos eletrodomésticos e ideia da casa inteligente.

Também a participação portuguesa este ano perdeu marcas já veteranas na feira, como a FLAMA e a AirFree, mas voltou a contar com a presença da empresa de importação de eletrónica Limifield, com várias marcas de produtos e acessórios que no ano passado se apresentou como Greenfever. A Infinite Foundry e a startup Delloop fazem também parte da listagem de empresas portuguesas, assim como a Rixos Digital, uma empresa de comércio por grosso e retalho de produtos eletrónicos

Este ano a diferença fez-se também pela junção de áreas que antes estavam em espaços separados, como o IFA Global Markets e o IFA Next, que ajudaram a preencher os 130 mil metros quadrados de exposição na Messe de Berlim.

O balanço final aponta para cerca de 182 mil visitantes, entre profissionais e consumidores, de 138 países, mas pelo menos o primeiro e segundo dia foram também muito dominados por visitas escolares de jovens e adolescentes, e mesmo de famílias. Mais nenhuma feira de eletrónica tem esta quantidade de crianças e carrinhos de bebés a circular no espaço de exposição à procura das novidades nas várias áreas.

A organização está a tentar reorganizar-se para novos temas e este ano a Inteligência Artificial, a robótica e a sustentabilidade ganharam mais espaço com zonas específicas, como a Sustainability Village e o Robotics Hub, e foram assunto de conversa no IFA Leaders Summit que decorreu nos primeiros dois dias. No IFA NEXT, a zona de startups, estiveram presentes350 empresas, entre as quais uma portuguesa.

O SAPO TEK esteve a acompanhar os principais anúncios de produtos que pode acompanhar no Especial IFA 2023 e também nas imagens captadas na feira.

O próximo ano promete ser uma edição a celebrar com a IFA a cumprir o 100º aniversário numa evolução relevante da rádio e comunicações para a eletrónica de consumo.

A data já está marcada para 6 a 10 de setembro de 2024 e a organização garante que tem já compromisso de expositores e o apoio do governo local para a IFA 2024. E nós contamos lá estar para trazer todas as novidades aos leitores do SAPO TEK.