A Intel anunciou a aquisição da Opened Hand, uma empresa londrina especializada no desenvolvimento de aplicações para Linux e serviços para dispositivos móveis. Com este negócio, a fabricante avança mais uma etapa na sua iniciativa Moblin, que se foca na criação de uma nova plataforma baseada em Linux para os seus processadores Atom.

Ambas as companhias informaram que, a partir de agora, a Opened Hand colaborará com a divisão encarregada de desenvolver a nova plataforma para os processadores de forma a que o seu software se optimize para portáteis de baixo consumo e dispositivos móveis com acesso à Internet.

A compra da Opened Hand contribui de forma favorável para a estratégia da Intel, não só pelo know-how que a empresa possui, como pelas características da sua tecnologia na área da interacção entre utilizadores. Isto permitirá optimizar as possibilidades da Intel na melhoria dos interfaces de acesso à Internet em novos dispositivos como os agora populares nanobooks ou netbooks.

A Intel afirma ainda que continuará a dar suporte aos projectos da Opened Hand, mesmo com a sua integração, incluindo no que se refere à boblioteca de software Clutter e Matchbox, que passarão a fazer parte da iniciativa Moblin.

Notícias Relacionadas:
2008-08-14 - Intel "acorda" computadores com nova tecnologia
2008-08-22 - Intel prevê que inteligência das máquinas supere a dos homens em 40 anos