Segundo a informação partilhada pela IDC, 45% das empresas portuguesas pretendem aumentar mais de 10% o investimento em Tecnologias de Informação, em 2023, sendo este investimento visto como uma forma de responder aos desafios e aproveitar as oportunidades.

"Nos últimos anos, constámos que as organizações aceleraram os seus investimentos em tecnologias de informação. O processo de inovação tecnológica permite garantir uma maior sustentabilidade dos negócios, eficiência e o máximo aproveitamento dos recursos, temas que permitem potencializar uma cultura organizacional que fica mais bem preparada para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades do negócio", refere Gabriel Coimbra, vice-presidente da IDC EMEA e responsável pelas operações da IDC em Portugal, citado em comunicado.

AICEP angariou 47 novos projetos em 2022. Investimento gerado ultrapassa 2,4 mil milhões de euros
AICEP angariou 47 novos projetos em 2022. Investimento gerado ultrapassa 2,4 mil milhões de euros
Ver artigo

Em termos gerais, a IDC estima que, em Portugal, o investimento em Tecnologia irá crescer 4,7%, em 2023, e atingir os 5,4 mil milhões de euros. "Apesar do contexto atual de crise económica e geopolítica, as organizações pretendem aumentar o investimento na área das TI, de forma a atingir um crescimento sustentado numa economia cada vez mais digital”, sublinhou Gabriel Coimbra.

No ano passado, 64% das empresas investiram menos de 20% do orçamento de TI em transformação digital, mas em 2025, 55% das empresas preveem investir mais de 20% do orçamento de TI em transformação digital.

"Este aumento deve-se sobretudo à amplificação do peso do digital no negócio das organizações", refere a consultora. Enquanto em 2022 apenas 23% das organizações referiam que 40% das suas receitas eram provenientes de produtos, serviços e experiências digitais, em 2025 este valor passará para os 34%.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.