A Kaizen Gaming é uma empresa grega dedicada a tecnologia direcionada aos casinos online, jogos de apostas (gambling) que está em forte expansão pela Europa. Em Portugal já opera desde 2019, através da sua marca Betano e pretende agora expandir a sua pegada através da instalação de um Polo Tecnológico em Portugal, com o objetivo de investigar novos produtos tecnológicos, melhorar a localização em português, mas também servir os mercados da América Latina. A empresa já opera em outros países, para além da Grécia, nos mercados do Chipre, Alemanha, Roménia e Brasil.
“O grande objetivo é oferecer os melhores produtos localizados aos nossos clientes”, afirmou Vasil Gjinoshi, líder de tecnologia da Kaizen Gaming em entrevista ao SAPO TEK. Para o polo, a empresa pretende ainda reforçar a sua presença no país, uma vez que já apoia clubes de futebol como os “três grandes”, mas também o Braga e Marítimo como promoção da marca. Mas pretende investir mais na área do desporto, com o objetivo de ajudar os jovens a perseguir os seus sonhos.
Vasil Gjinoshi já se encontra em Portugal há cerca de quatro meses para monitorizar a instalação do novo polo tecnológico, embora não tinha adiantado o valor do investimento. A empresa pretende expandir a sua equipa técnica no país e espera contratar cerca de 10 novos colaboradores para se juntarem à equipa durante este final do ano. Entre os cargos disponíveis encontram-se vagas para engenheiros de QA e de Software, Scrum Masters, Product Owners, entre outros, com a possibilidade de trabalharem presencialmente nos seus escritórios ou de forma remota.
A empresa foi considerada uma das melhores empresas para trabalhar na Europa, ocupando mesmo o Top 10. Segundo referiu ao SAPO TEK, a empresa oferece boas condições aos seus funcionários, mas também dá oportunidades a todos de apresentarem ideias e terem uma palavra a dizer, naquela que a marca chama de cultura “One Team”. “Ao sermos considerados uma das melhores empresas para trabalhar na Europa, esse foi um momento “UAU” para nós. O que oferecemos aos nossos funcionários é o melhor ambiente de trabalho possível. Concebemos ideias próprias para os nossos funcionários, espaço para todos crescerem, como se fossem todos uma única equipa”.
Um dos destaques da empresa é o seu investimento em tecnologia própria, que serve de suporte aos seus produtos para os seus clientes. E por isso, como empresa, Vasil Gjinoshi diz que vai continuar a investir em tech hubs localizados, como aquele que está a ser criado em Portugal. Foi lançada a mais recente versão da sua plataforma GameTech, que a empresa diz permitir oferecer a mais variada e completa experiência nos seus produtos e serviços atuais. Mas também serve de alicerces para futuros projetos.
"Com a produção do nosso próprio software, sempre que queremos algo novo, apenas temos de o fazer. E isso é uma vantagem para nós, de podemos deliberar a nossa oferta de produtos", Vasil Gjinoshi, líder de tecnologia da Kaizen Gaming
Sobre a importância da sua plataforma própria, a empresa refere que por norma, os fornecedores de produtos de apostas não têm tecnologia própria, precisam de a comprar a um fornecedor externo. “Isso torna-as dependentes desses fornecedores, e quando é preciso oferecer um novo produto, é preciso pedir e depois esperar. Com a produção do nosso próprio software, sempre que queremos algo novo, apenas temos de o fazer. E isso é uma vantagem para nós, de podemos deliberar a nossa oferta de produtos”.
Questionado sobre o que vai mudar, desde que começaram as suas operações em 2019 em Portugal e agora com o novo polo, Vasil Gjinoshi diz que a maior concentração de produtos localizados é a prioridade e para isso é preciso alocar equipas específicas nesses mercados. Vai ainda trazer três equipas para o seu grupo técnico, que vai suportar a construção de novas soluções internas, mas também como “trampolim” de ajuda ao salto para outros mercados, como a América Latina, incluindo o Brasil e o Chile. Os pequenos grupos trabalham num produto, categoria ou domínio específico, que seja dominado por uma certa área de conhecimento, e dessa forma gerar valor aos seus utilizadores. Cada produto lançado no mercado terá de ter o apoio necessário da equipa que o desenvolve.
Um dos últimos produtos da empresa disponibilizados em Portugal foi a projeção dos “odds” em tempo real durante a transmissão de jogos de futebol, neste caso, a sua estreia deu-se a 28 de novembro, no jogo entre o Sporting e o Tondela. Basicamente, nas placas de publicidade junto ao relvado do Estádio de Alvalade, os adeptos presentes ou que estivessem a assistir em casa podiam ver as alterações das cotações que determinam as probabilidades dos resultados e fazer as suas apostas de acordo. A empresa destaca esta inovação da tecnologia e na forma como comunica com os seus clientes.
Os produtos da Kaizen Gaming já servem mais de 100 mil utilizadores em todo o mundo em simultâneo, gerando cerca de 5.000 transações por segundo no total.
Os produtos da Kaizen Gaming já servem mais de 100 mil utilizadores em todo o mundo em simultâneo, gerando cerca de 5.000 transações por segundo no total. E estes números só foram possíveis na nova plataforma criada pela empresa, pois a anterior tinha limitações. Outro exemplo é a possibilidade de oferecer 300 eventos em simultâneo.
Apesar da pandemia ter atingido todos os sectores em todo o mundo, Vasil Gjinoshi diz que a empresa tentou ajudar o seu pessoal. E tal como outros negócios, a Kaizen Gaming observou o movimento das pessoas no online, seja nas compras ou a fazer pagamentos. Como empresa de gaming, ofereceu os seus serviços de entretenimento, mas também ambientes seguros aos seus clientes.
E o sistema de segurança da empresa tem sido muito eficaz. A tecnologia RG-AID (Artificial Intelligence Detection system for Responsible Gaming) deteta padrões de jogo e gera diferentes alertas, que são enviados aos agentes especializados da Kaizen Gaming alocados ao jogo responsável, que fazem uma avaliação e assistência ao jogador quando necessário. É referido que o sistema registou uma taxa de sucesso muito elevada na deteção dos casos problemáticos, registando menos de 1% de utilizadores com problemas de jogo.
A sua tecnologia e promoção de jogo responsável, juntamente com o foco no regulamento respetivo de cada país, levou a empresa a ser distinguida com três prémios nos EGR Awards para Marketing e Inovação no ano passado.
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