O Facebook tem vindo a enfrentar um crescente ceticismo por parte de reguladores norte-americanos e europeus em relação ao projeto de criptomoeda Libra. Depois de vários meses de escrutínio e dificuldades em manter alguns “membros fundadores”, a empresa liderada por Mark Zuckerberg vai fazer alterações aos seus planos originais.

De acordo com fontes a que o jornal The Information teve acesso, a moeda digital do Facebook vai deixar de estar no centro da sua estratégia de pagamentos digitais. Assim que for lançado, o projeto vai passar a suportar stablecoins, como o euro ou o dólar, para além da Libra. Já em outubro de 2019, David Marcus, cocriador do projeto, tinha anunciado que a empresa estava em busca de abordagens alternativas para o token de moeda que pretendia utilizar.

O Facebook vai também adiar o lançamento da carteira digital Calibra para outubro deste ano. Ao que tudo indica, a empresa planeia permitir a qualquer utilizador a possibilidade de comprar e guardar criptomoedas a partir do seu smartphone e usá-las para fazer pagamentos. A Calibra vai suportar também várias moedas digitais para além da Libra.

Embora a gigante tecnológica tenha intenções de integrar a Calibra no WhatsApp e no Messenger, a carteira digital estará limitada a algumas regiões mundiais, sendo que a sua disponibilidade poderá estar condicionada às moedas suportadas pelo projeto.

Um projeto marcado por um desenvolvimento "turbulento"

É oficial. Facebook vai lançar a criptomoeda Libra e carteira Calibra em 2020
É oficial. Facebook vai lançar a criptomoeda Libra e carteira Calibra em 2020
Ver artigo

Quando o Facebook anunciou em junho de 2019, a Libra tinha o apoio de empresas como a MasterCard, Visa, PayPal, eBay, Uber, Lyft, Spotify e até a portuguesa Farfetch. Ao todo, o projeto contava com 29 "membros fundadores" da criptomoeda. A rede social esperava somar cerca de 100 parceiros até ao lançamento da tecnologia.

No entanto, a controvérsia em relação ao projeto “estalou”. Em setembro desse ano, Yves Mersch, membro do Banco Central Europeu, deixou claro que considerava que a criptomoeda proposta inicialmente pelo Facebook poderia afetar a capacidade do Banco de definir a política monetária.

Seguiu-se a Comissão Europeia, que indicou que voltaria a abrir um inquérito para saber que riscos é que a aplicação da moeda digital pode trazer em matéria de estabilidade económica e de privacidade dos dados dos utilizadores, quando em agosto já tinha aberto outro relativo a questões de quebra da lei da concorrência.

Facebook pensa em mudanças na Libra após abandono de vários parceiros críticos
Facebook pensa em mudanças na Libra após abandono de vários parceiros críticos
Ver artigo

O ano de 2019 ficou também marcado pela saída do PayPal, da Mastercard, da Visa, do eBay, da Mercado Pago e da Stripe da Libra Association. Além disso, a Current, uma empresa de mobile banking, processou a Calibra, por alegadamente, copiar o seu logótipo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.