De 15, a liga dos bilionários com fortunas avaliadas acima dos 100 mil milhões de dólares passou para 12.  O CEO da Nvidia, Jensen Huang, o pioneiro da computação pessoal Michael Dell e o empresário indiano Gautam Adani são os "super-ricos de saída".

A fortuna de Jensen Huang diminuiu de 105 mil milhões para 90,5 mil milhões de dólares nos últimos dias, fazendo-o cair do 14º para o 18º lugar no Bloomberg Billionaire Index, segundo avança a publicação Business Insider. A situação foi alimentada pela queda de 14% nas ações da Nvidia na semana passada, com o desinvestimento sentido devido a preocupações regulatórias e resultados financeiros aquém do esperado.

"Sete magníficas" da tecnologia perdem 900 mil milhões na bolsa. Apple e Nvidia à frente
"Sete magníficas" da tecnologia perdem 900 mil milhões na bolsa. Apple e Nvidia à frente
Ver artigo

O valor de mercado da fabricante terá baixado em 279 mil milhões de dólares numa só sessão, registando a maior queda em valor da história de Wall Street - quase metade da perda das sete maiores empresas de tecnologia dos EUA. O grupo das "Sete Magníficas" - que junta Apple, Microsoft, Nvidia, Alphabet, Amazon, Tesla e Meta - desvalorizou o equivalente a 510 mil milhões de euros no total.

Regressando à lista dos mais ricos da Bloomberg, Michael Dell viu a fortuna sofrer um golpe de aproximadamente 10 mil milhões, de 107 mil milhões para 96,3 mil milhões de dólares. Já o património líquido de Adani terá caído de 102 mil milhões para 99,6 mil milhões.

Além das empresas em si, a queda das ações das tecnológicas em bolsa afetou a fortuna combinada das 20 pessoas mais ricas do mundo em cerca de 60 mil milhões de dólares em apenas um único dia, sublinha a Business Insider.

Quem vai inaugurar o clube dos 4 biliões de dólares? Tecnológicas americanas à frente na corrida
Quem vai inaugurar o clube dos 4 biliões de dólares? Tecnológicas americanas à frente na corrida
Ver artigo

Os mais atingidos foram Elon Musk (queda de 13,9 mil milhões), Jeff Bezos (6,1 mil milhões), Zuckerberg (5,8 mil milhões), Dell (5,5 mil milhões) e o cofundador da Google Larry Page (5,1 mil milhões).

Excetuando Michael Dell - acabado de sair -, os restantes quatro responsáveis mencionados permanecem no clube dos 100 mil milhões de dólares da Bloomberg a par de Bill Gates, Larry Ellison, Warren Buffett, Bernard Arnault, Sergey Brin, Steve Ballmer, Mukesh Ambani e Amancio Ortega.