Desde que foi lançado em maio, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom vendeu 18,51 milhões de unidades. O sucesso da nova aventura da Switch garantiu um trimestre muito acima das expetativas para a Nintendo, que viu os seus lucros baterem recordes. Não foi apenas o jogo, mas também a nova investida da fabricante japonesa no cinema, com a aventura animada de Super Mario Bros. que se revelou um sucesso estrondoso.

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom vende 10 milhões em 3 dias e regista novos recordes para a Nintendo
The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom vende 10 milhões em 3 dias e regista novos recordes para a Nintendo
Ver artigo

Ambos bateram recordes, com Tears of the Kingdom a chegar aos 10 milhões de unidades vendidas em apenas três dias. Enquanto Super Mario Bros. Movie se tornou o maior sucesso de uma adaptação de videojogo e o primeiro a somar mil milhões de dólares a nível mundial.

Contas feitas ao trimestre, a Nintendo ganhou 1,19 mil milhões de euros (185,4 bn yen) de lucros operacionais no primeiro trimestre de 2024, representando um crescimento de 82,4% face ao período homólogo do ano anterior. E obteve vendas líquidas de 2,95 mil milhões de euros (461,3 bn yen), num crescimento de 50% face ao ano anterior.

Veja na galeria mais informações sobre o relatório de contas da Nintendo:

No relatório da Nintendo, as vendas do seu negócio de videojogos (que inclui jogos, consolas e serviços) aumentaram em 44,6% face ao ano anterior, somando 2,73 mil milhões de euros (427,4 bn yen). Em termos de vendas, a consola Switch caiu 2,9% face ao ano anterior, mas o preço mais elevado do modelo OLED contribuiu para o equilíbrio da sua faturação. Mas o maior crescimento foi no negócio Mobile e IP, onde se enquadra o filme de Super Mario, em 190,1%, somando 203 milhões de euros (31,8 bn yen).

No primeiro trimestre, toda a família de consolas Switch registou um crescimento de 13,9%, num total de 3,91 milhões de unidades. No entanto, já se nota a dominância na venda do modelo mais caro OLED, que contribuiu para a maioria do negócio: 2,83 milhões (mais 86,3%) para a OLED e 640 mil unidades da versão normal, numa quebra de 51,3%. A versão portátil Lite vendeu 430 mil unidades, numa quebra de 26,7% face ao ano anterior.

A Nintendo salienta ainda o aumento das vendas dos jogos de Super Mario à boleia do filme. O principal beneficiado foi o suspeito do costume, Mario Kart 8 Deluxe que só no trimestre vendeu 1,67 milhões de unidades. Foi ainda registado um número-recorde anual de jogadores ligados à consola, somando 116 milhões entre julho de 2022 e junho de 2023.

Nas suas previsões para o resto do ano fiscal, a Nintendo mantém-se conservadora e não atualiza os valores, mantendo o projetado em maio. O sucesso do filme de Mario e do novo jogo de Zelda permitiram um arranque forte do ano fiscal até ao seu objetivo final. No entanto, a Nintendo optou por não alterar as previsões e prevê um final de ano fiscal em queda de 9,5% de lucros operacionais e menos 21,4% lucros líquidos.

Nintendo relatório de contas T1 2024

A empresa espera vender 15 milhões de unidades de Switch até ao fim de março de 2024, o que seria menos 16,5% das 17,97 milhões de consolas vendidas no ano fiscal anterior. E o mesmo para os jogos, prevendo vendas de 180 milhões de unidades, mais uma vez um valor abaixo das 213,96 milhões do ano passado, portanto, menos 15,9%.

Há dose dupla de Super Mario Bros. a chegar à Switch ainda durante 2023
Há dose dupla de Super Mario Bros. a chegar à Switch ainda durante 2023
Ver artigo

A Nintendo já colocou algumas das suas cartas na mesa com os trunfos para os próximos meses, começando por Pikmin 4 lançado no dia 21 de julho. Em outubro chegam Detective Pikachu Returns e Super Mario Bros. Wonder. Em novembro a nova coletânea de mini-jogos WarioWare: Move It! E o remake de Super Mario RPG. Conta ainda com mais conteúdos para Mario Kart 8 Deluxe e Pokémon Scarlet and Violet.

A fabricante continua a bater o pé a qualquer anúncio da consola sucessora da Switch, apostando num derradeiro ano fiscal que poderá ser o “cantar do cisne” da geração. Em 2024 deverá ser lançada a nova consola.