O município de Matosinhos vai lançar a primeira Zona Livre Tecnológica (ZTL) em Portugal. A iniciativa vai ser inaugurada no próximo dia 2 de abril, no Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA). Recordamos que a criação de uma Zona Franca Tecnológica foi uma das 15 medidas anunciadas pelo Primeiro-ministro António Costa em 2016, no âmbito do programa Startup Portugal – Estratégia Nacional para o Empreendedorismo.

Em comunicado, o CEiiA refere que “o espaço terá o objetivo de testar soluções em ambiente real que induzam alteração de comportamentos”. A expectativa é posicionar Matosinhos como o primeiro local onde se testem soluções mais disruptivas, como por exemplo veículos autónomos.

A ZLT de Matosinhos será um espaço delimitado geograficamente correspondente a uma área multifuncional, que inclui zonas residenciais, serviços públicos, comércio local, instituições de ensino, entidades culturais, espaços públicos e áreas industriais. Reúne, assim, condições favoráveis ao teste de soluções com elevado impacto ambiental e social.

A primeira iniciativa a testar na ZLT de Matosinhos é o projecto piloto "WeShare by AYR", promovido pelo CEiiA. Pretende-se a experimentação e demonstração da plataforma de valorização de emissões evitadas que recompensa comportamentos sustentáveis, designada AYR, pela comunidade de colaboradores do CEiiA.

A apresentação será feita na próxima terça-feira pelas 11h30, por Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos, e por José Rui Felizardo, presidente executivo do CEiiA. A sessão vai incluir a colocação do primeiro selo de identificação da ZTL Matosinhos e a partida de 25 trotinetes e bicicletas elétricas, em sistema sharing.