Numa altura em que se volta a falar da segurança informática e em novas ameaças de vírus e worms a IDC acaba de divulgar um estudo que revela que o mercado de software de segurança da Europa Ocidental atingiu a marca dos 2 mil milhões de dólares em 2002.

No que diz respeito a 2003, a IDC prevê que o referido mercado cresça 15 por cento em relação ao ano transacto. E a tendência deverá ser de crescimento também nos próximos anos, devendo os lucros da indústria de software de segurança ser de 4,5 mil milhões de dólares na mesma região até ao ano de 2007.

Na análise que faz ao desempenho desta indústria no ano de 2002 a IDC concluiu que o mercado de Conteúdos Seguros - que inclui os anti-vírus, software de filtros para emails e outro tipo de mensagens electrónicas - revelou-se uma área primordial de investimento, com uma taxa de crescimento de 34 por cento em relação a 2001. Devido à sua importância estratégica a IDC prevê que o mesmo segmento atinja os 2 mil milhões de dólares em 2007.

Sobre estes factos a IDC comenta, "a evolução das ameaças com novos ataques híbridos que explorem as múltiplas vulnerabilidades da infra-estrutura de uma organização continua a movimentar o mercado de software de segurança. No entanto, a Europa deveria acordar para o facto de que embora essenciais, os antivírus e os firewalls não vão sozinhos resolver o problema".

Outro dos segmentos com grande potencial de evolução é o da Autorização, Autentificação e Administração (3A), que deve apresentar uma taxa de crescimento anual acumulada de 14 por cento até 2007. Quanto aos vendedores de 3A estão a redireccionar o seu negócio para o segmento da Gestão de Identidades, o qual a IDC prevê seja o motor dos serviços web. "Os serviços de web representam todo um novo modelo para integração de aplicações, o que quer dizer que as organizações tem de pensar de uma forma completamente diferente em termos de segurança", considera a IDC.

Notícias Relacionadas:

2003-08-12 - Worm Blaster pode manter-se activo até 2004

2003-01-29 - Empresas portuguesas concedem mais importância à segurança informática
2002-12-13 - IDC prevê ataque ciberterrorista para 2003