A Zühlke, uma consultora para a área tecnológica originária da Suiça, vai investir 1,5 milhões de euros para expandir o seu centro de engenharia em Portugal, mais concretamente no Porto, onde mantém um dos seus três centros globais de engenharia, para apoio a uma operação que se estende por 10 países. Os outros dois centros globais da Zühlke estão na Bulgária e na Sérvia.

O investimento de 1,5 milhões de euros previsto vai ser aplicado à expansão das instalações, à contratação de colaboradores e ao pacote de benefícios oferecidos à equipa. Será também usado na formação especializada para alavancar a carreira dos profissionais, garante a empresa.

Para concretizar a expansão do centro de engenharia em Portugal, que existe desde março do ano passado, a consultora está a contratar 30 colaboradores, que vão dedicar-se à criação de soluções digitais à escala mundial, em sectores como as telecomunicações, banca, saúde ou consumo.

As vagas disponíveis podem ser consultadas no site da empresa, mas a companhia adianta já que a prioridade para os próximos meses vai para o recrutamento de perfis nas áreas de desenvolvimento de Embedded e Software Engineering, em posições nas áreas de Java, .Net, React ou Angular.

Milhares de empregos e milhões em exportações. Centros de competências internacionais crescem e multiplicam-se
Milhares de empregos e milhões em exportações. Centros de competências internacionais crescem e multiplicam-se
Ver artigo

No Porto, a Zühlke conta já com uma equipa de 35 colaboradores, que trabalham com as restantes equipas da empresa, noutras geografias, no desenvolvimento de produtos e sistemas, soluções digitais e soluções de dados e inteligência artificial. A nível global, nas 17 cidades onde está presente, a Zühlke dá emprego a 1.600 especialistas.

O talento foi a principal motivação para a escolha de Portugal como destino deste investimento, como refere Mariana Salvaterra, diretora-geral da consultora no país. “O acesso privilegiado a talento foi um dos fatores decisivos para escolher Portugal. Há cada vez mais jovens e adultos a explorar a área tecnológica no país para construir carreira, sendo que só no Grande Porto há cerca de 3000 graduados de TI por ano”.

Este tipo de investimento está a chegar cada vez mais a Portugal. Um estudo da EY, divulgado pelo SAPO TeK num Especial sobre centros de competências internacionais em Portugal, apurou-se que o país foi o oitavo na Europa a captar um maior número de investimentos diretos estrangeiros em 2021. O software e os serviços TI ficaram com a maior parcela destes projetos e, nesse universo, a grande maioria dos investimentos anunciados são centros de competências, de inovação ou unidades de Business Services.