A NOS anunciou o lançamento de um fundo de capital de risco de 10 milhões de euros para fomentar a investigação e desenvolvimento das redes móveis de quinta geração. O Fundo NOS tem em vista o investimento em startups tecnológicas que desenvolvam soluções baseadas ou potenciadas pelo 5G. Em questão estão áreas desde a realidade virtual às smart cities, passando também pela condução autónoma, Internet of Things (IoT) e Big Data.
Segundo a operadora de telecomunicações, o fundo NOS 5G deverá entrar em operação ainda em 2019, cobrindo um período de investimento de cerca de cinco anos. A NOS quer assim apostar no investimento na comunidade nacional de empreendedores, em especial, em projetos tecnológicos nas primeiras fases de desenvolvimento.
“As empresas em fase early stage, com operação no nosso país, serão desafiadas a criarem novas ideias e novos projetos que explorem todo o potencial que o 5G encerra”, afirma Miguel Almeida, CEO da NOS, citado em comunicado à imprensa. O objetivo será, “através de investimento e coinvestimento” colocar as inovações desenvolvidas pelas “ao serviço das pessoas, das empresas e da sociedade”, elucida o responsável.
De acordo com a operadora, a gestão do Fundo NOS 5G ficará a cargo de uma gestora de fundos independente. Embora não indique o nome da entidade que assegurará a sua gestão, a empresa afirma que esta demonstra experiência na “seleção e gestão de investimentos em startups de base tecnológica”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários