Os dados da Gartner foram divulgados ontem e revelam uma quebra de vendas que é habitual nos três primeiros meses do ano, mas que foi mais acentuada entre janeiro e março. No total foram vendidos 373 milhões de smartphones em todo o mundo face aos 383 milhões registados no mesmo período de 2018.
Os números estão em linha com o que a IDC divulgou no início de maio, que já referia a mesma tendência de crescimento da Huawei.
Pelas contas da consultora, foram vendidos mais de 4,14 milhões de telemóveis por dia, e a Samsung mantém a liderança com 71,62 milhões de equipamentos comercializados. Como já acontecia em trimestres anteriores, a Huawei aproxima-se cada vez mais do primeiro lugar, com um aumento das vendas de 44,5% para um total de 58,3 milhões de unidades.
As duas empresas juntas têm mais de um terço do mercado, sendo responsáveis por cerca de 35% de todos os smartphones vendidos, mas a principal diferença é que enquanto a Samsung está em rota descendente, com menos 7 milhões de smartphones vendidos e perda de quota de mercado, a Huawei continuou a crescer, vendendo mais 18 milhões de unidades e ganhando 5 pontos de quota de mercado, para os 15,7%.
A Apple está em terceiro lugar, com 11,9% do mercado e 44,56 milhões de unidades vendidas, mas perdeu quota de mercado. Tinha 14,1% em 2018 e a redução de 17,8% nas vendas fazem com que a marca norte americana perca representatividade neste ranking.
Em sentido contrário, a Oppo continua a crescer, e vendeu 29,61 milhões de smartphones, enquanto a Vivo passa a número 5, com 27,36 milhões, destronando a Xiaomi.
Estes resultados são anteriores ao bloqueio da administração Trump aos produtos da Huawei que foi anunciado em meados de maio e que pode vir a interromper o crescimento da empresa chinesa e frustrar as aspirações da empresa chinesa de liderar o mercado em 2020.
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