Os dados da Gartner foram divulgados ontem e revelam uma quebra de vendas que é habitual nos três primeiros meses do ano, mas que foi mais acentuada entre janeiro e março. No total foram vendidos 373 milhões de smartphones em todo o mundo face aos 383 milhões registados no mesmo período de 2018.

Os números estão em linha com o que a IDC divulgou no início de maio, que já referia a mesma tendência de crescimento da Huawei.

Pelas contas da consultora, foram vendidos mais de 4,14 milhões de telemóveis por dia, e a Samsung mantém a liderança com 71,62 milhões de equipamentos comercializados. Como já acontecia em trimestres anteriores, a Huawei aproxima-se cada vez mais do primeiro lugar, com um aumento das vendas de 44,5% para um total de 58,3 milhões de unidades.

As duas empresas juntas têm mais de um terço do mercado, sendo responsáveis por cerca de 35% de todos os smartphones vendidos, mas a principal diferença é que enquanto a Samsung está em rota descendente, com menos 7 milhões de smartphones vendidos e perda de quota de mercado, a Huawei continuou a crescer, vendendo mais 18 milhões de unidades e ganhando 5 pontos de quota de mercado, para os 15,7%.

tek gartner vendas primeiro trimestre 2019

A Apple está em terceiro lugar, com 11,9% do mercado e 44,56 milhões de unidades vendidas, mas perdeu quota de mercado. Tinha 14,1% em 2018 e a redução de 17,8% nas vendas fazem com que a marca norte americana perca representatividade neste ranking.

Em sentido contrário, a Oppo continua a crescer, e vendeu 29,61 milhões de smartphones, enquanto a Vivo passa a número 5, com 27,36 milhões, destronando a Xiaomi.

Proibição de Donald Trump vai causar quebra de encomendas dos produtos da Huawei
Proibição de Donald Trump vai causar quebra de encomendas dos produtos da Huawei
Ver artigo

Estes resultados são anteriores ao bloqueio da administração Trump aos produtos da Huawei  que foi anunciado em meados de maio e que pode vir a interromper o crescimento da empresa chinesa e frustrar as aspirações da empresa chinesa de liderar o mercado em 2020.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.