Numa transacção que deverá estar concluída até ao final do ano, a Novell vai comprar a SuSE Linux, uma das empresas líderes na área do sistema operativo livre Linux, por 210 milhões de dólares em dinheiro, alargando as suas capacidades no fornecimento de serviços e suporte empresariais na plataforma open source.



O negócio com a SuSE é a segunda aquisição relacionada com a tecnologia Linux para a Novell, que em Agosto passado comprou a Ximian, mais direccionada para o fornecimento de soluções Linux para computadores desktop. Tanto a aquisição da Ximian como da SuSE Linux demonstram o empenho na "promoção do modelo open source e da comunidade com ele relacionada", refere a Novell em comunicado de imprensa.



"A SuSE Linux irá completar o nosso portfólio de soluções empresariais Linux, desde o desktop ao servidor", assegura Jack Messman, presidente e director executivo da Novell. Além da tecnologia, a aquisição também irá reforçar o empenho estratégico da Novell para com a comunidade open source, salienta igualmente. "Dando resposta à procura por tecnologias baseadas em normas abertas, nos últimos quatro anos a Novell tem apostado no desenvolvimento de uma visão assente em várias plataformas, sendo o Linux uma peça fundamental dessa estratégia", afirma Jack Messman.



Além da aquisição da SuSe Linux, foi igualmente dado a saber que a IBM, um dos apoiantes mais fervorosos do sistema operativo Linux, fará um investimento de 50 milhões de dólares na Novell. As duas fabricantes estão igualmente a negociar o alargamento dos actuais acordos com a SuSE a toda a linha de produtos eServer da Big Blue.



Notícias Relacionadas:

2003-08-05 - Novell compra empresa fabricante de desktops equipados com Linux

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.