Um conjunto de veteranos da Internet avançou ontem com a criação de um novo fundo que irá procurar projectos com potencial para aplicar o seu capital. Os projectos a visar pela nova empresa terão de focar-se nos mercados digitais e suportar-se em empresas móveis ou de Internet, adianta a imprensa internacional.



Os criadores deste novo fundo de apoio a start ups tecnológicas, que quer olhar para além do mercado americano, são os fundadores da AOL, da InterActiveCorp e da The Away Network. A nova empresa chama-se LaunchBox Digital.



A informação já disponível permite perceber que estarão à disposição das start ups consideradas interessantes para investir verbas na ordem do milhão de dólares, um montante mais modesto que o habitual em muitas empresas de Silicon Valley.



A especificidade da LaunchBox Digital, garantem os responsáveis, é que pretende apoiar projectos na sua fase inicial de desenvolvimento, ao contrário do que fazem muitas capitais de risco que só investem valores entre os 5 e os 10 milhões de dólares em empresas novas, mas já com créditos provados.



A criação de fundos de capital por veteranos das TIC para apoiar novos projectos nesta área é uma situação cada vez mais comum e procura dar uma resposta que as start ups não encontram no sistema financeiro na fase inicial da sua vida.



Em Portugal, onde este tipo de capital é ainda escasso, começam também a surgir exemplos do mesmo género com o aparecimento de business angels que, sozinhos ou em grupo, dão o empurrão inicial a projectos com potencial para garantir um retorno interessante. Foi inclusivamente já criada uma associação de business angels.



Notícias Relacionadas:

2007-02-22 - Capital de risco, despesas TIC e uso organizacional da inovação com nota positiva para Portugal