As novas funcionalidades que a Visa está adicionar à sua plataforma de serviços contam com a colaboração de alguns dos pesos pesados da indústria tecnológica, como a OpenAI, Microsoft, Perplexity e Samsung, mas têm muito desenvolvimento próprio para fazer evoluir a experiência de compra online, com mais segurança, inteligência e personalização.

Na apresentação que o SAPO TEK acompanhou em direto, Ryan McInerney, o CEO da Visa, mostrou a nova visão que a empresa está a desenvolver e que é sustentada no stack de serviços da Visa. "Há muitos anos que usamos a IA para proteger a transação e agora também para dar mais poder aos utilizadores e acreditamos que terá um impacto significativo no mundo [...] sem pagamentos não há eCommerce".

Recorrendo a números lembrou que as compras online estão a fazer com que aumente a fraude, que é cerca de 8 vezes mais elevada do que no mundo offline, assim como o abandono dos carrinhos e compras não completadas.

Coube ao diretor da área de produto e estratégia, Jack Forestall, entrar mais a fundo nas novidades que a Visa está a desenvolver, algumas das quais já estão a ser implementadas. Os agentes de IA são uma peça central. "Os agentes de IA podem poupar tempo aos utilizadores e dar melhor experiência de compra, mais 'fit' com o produto e melhor valor", afirma.

Visa ilustra visão para o futuro do ecommerce com os seus cartões

Para garantir a segurança das operações, a Visa está a desenvolver o Visa Intelligent Commerce, uma solução que permite aos developers e empresas integrar a tecnologia de pagamentos nas plataformas de comércio online. A mudança faz-se também nos cartões de crédito Visa, que vão ser preparados para a Inteligência Artificial e substituem os números tradicionais por credenciais digitais seguras, com tokenização, garantindo que apenas os agentes que estão autorizados podem fazer as compras, e validando a identidade do consumidor junto do banco.

Com o aprofundamento da personalização o utilizador tem controlo dos dados, autorizando os básicos de compras ou mais avançados para ter recomendações mais adaptadas ao seu perfil. Fica também a cargo do utilizado a definição de limites e regras para as despesas que os agentes podem fazer, e que são sempre registadas em tempo real.

Tudo assenta na confiança e por isso a Visa está a trabalhar com milhares de bancos a nível global, e com parceiros de tecnologia, mas também vai investir na divulgação das novas funcionalidades. "Queremos que todos usem estes agentes inteligentes", afirma Jack Forestall.