A portuguesa OutSystems, a empresa “unicórnio” especializada em plataformas de low-code quer reforçar a sua estrutura. Das 265 vagas anunciadas ainda em fevereiro, a empresa subiu o número de colaboradores que pretende contratar até o fim de 2020 para 300. Ao todo, a empresa tem em vista elevar o número total de colaboradores para mais de 1.200.
As vagas, cerca de 200 em Portugal, centram-se em posições em quatro áreas específicas dentro do setor das Tecnologias de Informação. Na área da engenharia de software, a OutSystems procura programadores, software architects e gestores de produto. Na da inteligência artificial e data, as vagas a preencher são para investigadores, cientistas, engenheiros e analistas.
A OutSystems procura também reforçar a sua estrutura no que toca à cloud e administração de sistema, tendo em vista a contratação de devops e de site reliability engineers. A empresa procura também colaboradores na área do UX/UI.
“A falta de developers face à procura mundial tem pressionado o mercado tecnológico no que toca ao desenvolvimento célere de aplicações web e mobile que respondam às necessidades de transformação digital de empresas por todo o mundo, de todos os setores”, afirma Mafalda Vasquez, Head of Talent Acquisition EMEA da OutSystems. A responsável acrescenta que a empresa procura precisamente colaboradores que sejam capazes de abraçar este desafio global, complexo e “num contexto de permanente aceleração e mudança”.
Relativamente às soft skills exigidas, a empresa dá preferência aos candidatos alinhados com os valores e cultura da empresa, que se resumem à “capacidade de comunicar, disponibilidade para ajudar, capacidade de questionar e pensar de forma crítica, a procura da excelência, identificar pequenas crises e agir sobre elas e conseguir prioritizar”.
Para colmatar a escassez de talento no setor, a OutSystems expandiu recentemente o projeto Low-Code School aos Estados Unidos, à Holanda e Alemanha, depois de em Portugal já ter formado mais de 100 pessoas.
O setor das Tecnologias de Informação é uma aposta promissora em termos de formação, pelo crescimento que o setor não para de registar, mas também pela escassez de talento e, logo, oportunidades de emprego que oferece.
Os dados da edição do Guia do Mercado Laboral da Hays Portugal relativos a 2020 dão conta de que os profissionais ligados à área de tecnologias de informação (TI) continuam a estar entre os mais procurados e que os salários nesta área continuam com previsões de subida.
As funções mais procuradas têm mantido a tendência os últimos anos, com muitas referências a Software Developers, Analistas/Consultores SAP, Data Scientists, Business Intelligence Analyst, Automation Testers/QA e a área como a Cibersegurança, Cloud e Machine Learning.
Este mês estamos a celebrar os 20 anos do SAPO TeK. Saiba mais em https://tek.sapo.pt/tag/SAPOTEK20anos
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários