Já não é de agora que se fala de como a área das Tecnologias de Informação é uma aposta promissora em termos de formação, pelo crescimento que o setor não para de registar, mas também pela escassez de talento e, logo, oportunidades de emprego que oferece.

Os dados da  edição do Guia do Mercado Laboral da Hays Portugal  relativo a 2020 dão conta de que os profissionais ligados à área de tecnologias de informação (TI) continuam a estar entre os mais procurados e que os salários nesta área continuam com previsões de subida.

Profissionais de TI deverão ser dos mais procurados em 2020 e a previsão aponta para crescimento dos salários
Profissionais de TI deverão ser dos mais procurados em 2020 e a previsão aponta para crescimento dos salários
Ver artigo

Hays e Michael Page indicam ambas que as funções mais procuradas têm mantido a tendência os últimos anos, com muitas referências a Software Developers, Analistas/Consultores SAP, Data Scientists, Business Intelligence Analyst, Automation Testers/QA e a área como a Cibersegurança, Cloud e Machine Learning.

Em Portugal a formação superior ainda continua a ter um peso considerável para a grande maioria das oportunidades em TI. No entanto, conciliar formação superior com cursos especializados é uma mais valia, aconselha a Michael Page.

“O tipo de formação não é linear e, muitas vezes, não é o mais importante”, Critical TechWorks

“O primeiro passo será sempre perceber a motivação e se determinada posição poderá fazer sentido para o seu futuro, analisar as perspetivas futuras para a área específica e pesquisar reviews sobre as diversas e variadas opções que existem hoje em dia”, refere sobre cursos superiores ou de formação profissional recomendados a alguém que procura emprego.

Na opinião de Cátia Carvalho, Team Leader da Hays Portugal, todos os cursos superiores e de formação profissional relacionados com as áreas técnicas de TI poderão ser sempre uma base de mais valia para as pessoas que pretendam fazer carreira neste setor de atividade.

Soft skills para que vos quero

Além das competências técnicas, as soft skills têm aumentado de importância. As características mais solicitadas pelos clientes da Hays Portugal no desempenho destas funções, de forma geral, são as capacidades comunicacionais, em que a fluência no idioma de Inglês é apontada como um requisito perentório.

"As softskills são atualmente consideradas as maiores vantagens que um profissional pode ter", Sónia Rato de Jesus, Claranet

Neste momento, a proatividade e a curiosidade individuais são fatores diferenciais que as empresas procuram nos profissionais de TI, logo em contexto de entrevista, acrescenta Cátia Carvalho.

E de facto não há empresa recrutadora que não mencione esta ou outras soft skills, como poderá comprovar na galeria de imagens, pelo conjunto de empresas que o SAPO TEK contactou para este artigo. Juntas somam mais de 1.000 vagas de emprego em aberto.

Profissões de TI para o futuro

As funções orientadas para dados e modelação - data science, data analysis, big data, machine learning, IoT, etc - e focadas em segurança da informação, deverão continuar a estar em destaque, considera a Michael Page.

“A transformação digital nas empresas, a tendência para a digitalização das organizações no seu geral, sem dúvida, irá trazer restruturações e reformulações no quotidiano de grande parte das profissões/funções existentes”, refere Cátia Carvalho.

"No mundo tecnológico temos de pensar fora da caixa para encontrar alternativas e é esta atitude que esperamos dos nossos colaboradores", Ricardo Machado, ALTRAN Portugal

Dependendo do tipo de negócio estas transformações podem ser mais rápidas ou mais profundas, mas será fundamental estarmos consciencializados para as mesmas, defende a Team Leader da Hays Portugal. “Encaro estas mudanças e tendências como algo positivo que está para vir, mas que já está a acontecer”.

Nota da redação: Este artigo foi atualizado com as respostas da Outsystems, subindo o número de vagas para mais de 1.000.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.