Abrangendo um total de 21 países, a análise denominada "PME: Equipadas para Competir" indica que 80% das empresas portuguesas não têm iniciativa de transformação do negócio.

O estudo realizado por inquérito online em abril último teve como objetivo “compreender como é que as pequenas e médias empresas estão a competir num mercado cada vez mais global e como é que estão a transformar os seus negócios”, disse à Lusa Jorge Reto, diretor comercial da SAP Portugal.

As conclusões referem que “as PME portuguesas precisam iniciar rapidamente processos de transformação dos seus negócios”, apontou o responsável.

No geral, dois terços das empresas inquiridas estão em alguma fase do processo de transformação do seu negócio, achando que a decisão irá trazer mudanças significativas aos seus modelos de negócio, oferta de produtos e time-to-market.

O estudo mostra ainda que os executivos de empresas de países como a Alemanha, Brasil, Canadá, Espanha ou Reino Unido consideram que a tecnologia é um elemento importante nesta transformação.

Cerca de dois terços dos inquiridos considera que a tecnologia permite às suas empresas alcançarem um crescimento sustentável.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico