Portugal formalizou, recentemente, a sua participação em duas iniciativas europeias na área do empreendedorismo, uma relativa à criação de um Fundo de Fundos europeu destinado a startups e scalesups e outra de criação de um balcão único de atração de talento tecnológico.

A participação no processo de criação do fundo de fundos para startups e scalesups vai “permitir o acesso a rondas de investimento de verbas mais elevadas, necessárias nas suas últimas fases de desenvolvimento”, refere o gabinete do ministro do Estado, da Economia e da Transição Digital em comunicado. O objetivo é promover a retenção na Europa deste tipo de empresas, evitando o êxodo que se observa na deslocalização para outras regiões, nomeadamente os EUA, pode ler-se.

Este novo instrumento resultará de parcerias entre os Estados-membros e o FEI, tendo uma dotação de 10.000 milhões de euros.

Em simultâneo, e com o objetivo de promover a atração de talento altamente qualificado, Portugal formalizou igualmente a subscrição de uma Declaração Conjunta para a criação de um novo balcão único, também de âmbito europeu, destinado a “agilizar o processo de emissão de vistos de entrada no espaço europeu, respondendo ao desafio da falta de mão de obra qualificada na área do digital”.

As duas iniciativas surgem na sequência da Declaração Europeia sobre Startup Nations Standards of Excellence, concretizada em 2021 pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, e constituem já uma materialização do mandato conferido à Europe Startup Nations Alliance (ESNA/Estrutura Europeia para o Empreendedorismo), com vista à aceleração e incremento da competitividade do setor tecnológico europeu, acrescenta o gabinete do ministro do Estado, da Economia e da Transição Digital.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.