A pandemia de COVID-19 teve um profundo impacto em todas as áreas da sociedade e o setor do ecommerce não foi uma exceção e o novo contexto levou muitas empresas a apostar no online para manter a continuidade dos seus negócios. As oportunidades e desafios do “salto” para o mundo digital estiveram sobre a mesa de discussão durante o primeiro dia do Portugal Digital Summit, a conferência promovida pela ACEPI, e que decorre de 19 a 23 de outubro, este ano num formato totalmente online.

Veja a transmissão em direto do Portugal Digital Summit com o SAPO

Durante a sessão Ecommerce Ecosystems & Agility, Sérgio Vieira, fundador e presidente executivo da 360 Imprimir, e Nuno Matias, country manager da AMEN, deram a conhecer a forma como as empresas estão a lidar com os efeitos da pandemia de COVID-19.

A 360 Imprimir viu uma diminuição de 80% no seu negócio no pico da pandemia, uma quebra que, segundo Sérgio Vieira, não foi compensada pelo ecommerce. Perante a nova realidade, marcada pela adoção do teletrabalho para “salvaguardar algum impacto da pandemia”, pelas reduções nos investimentos e pelo congelamento das contratações, a 360 Imprimir decidiu apostar num rumo diferente.

A aposta traduziu-se no 360Hyper, um novo supermercado online: uma estratégia que tinha como objetivo colmatar o que estava a acontecer ao negócio e fazer face ao efeito da pandemia. “Reunimos e começámos a equacionar alternativas face aos efeitos da pandemia. Decidimos em usar aquilo que é um dos nossos principais ativos, que é o nosso know how tecnológico”, explicou Sérgio Vieira.

Portugal Digital Summit 2020
Sérgio Vieira, fundador e presidente executivo da 360 Imprimir, e Nuno Matias, country manager da AMEN durante a sessão Ecommerce Ecosystems & Agility. créditos: ACEPI

Já a AMEN registou um aumento significativo no volume de registo de domínios. “Foi um crescimento anormal e impressionante. Chegámos a ter subidas de 100% face a cada dia do ano anterior”, indicou Nuno Matias. Embora a subida tenha desacelerado mais recentemente, a procura continua “sempre com recordes face ao mês homólogo”.

O country manager da AMEN detalhou também que a maior parte dos novos clientes eram negócios a adaptarem-se ao contexto da pandemia. “Eram empresas que começaram a confinar, que tiveram de fechar os seus negócios porque não podiam estar mesmo abertas, e estavam à procura de alternativas”.

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A pandemia levou a um aceleramento do ecommerce em Portugal, e, Sérgio Vieira defendeu que, agora, depois do acentuado crescendo impulsionado pelo confinamento, “não cabe apenas aos consumidores mudarem os seus hábitos e passarem a comprar mais online”. Para o responsável, as empresas devem continuar “a apostar em melhorar a oferta, principalmente na apresentação de propostas de valor”.

Uma estratégia sólida é crucial para aproveitar as oportunidades do mundo digital

O mundo digital aproximou as marcas dos consumidores, mas perante as novas oportunidades de interação trazidas pelas ferramentas digitais existem também desafios, lembraram Francisco Matos Chaves, diretor de Área Digital da MEO/Altice e Fernando Braz, Country Manager da Salesforce Portugal na sessão New Consumer Engagement Strategies.

Para Fernando Braz, "o digital é uma oportunidade, mas também pode ser uma ameaça para quem não tem uma estratégia de longo prazo". Assim, para conseguirem vingar, as empresas precisam de adotar estratégias apoiadas em ferramentas tecnológicas que permitam conhecer o cliente e transformar cada contacto, mesmo que seja motivado por uma reclamação.

Portugal Digital Summit 2020
Francisco Matos Chaves, diretor de Área Digital da MEO/Altice e Fernando Braz, Country Manager da Salesforce Portugal na sessão New Consumer Engagement Strategies. créditos: ACEPI

Em linha com o responsável da Salesforce Portugal, Francisco Matos Chaves sublinha que “as expectativas [do cliente] hoje são niveladas por cima e isso é um desafio para as empresas”.

Assim, para conseguir chegar aos clientes mais exigentes, a estratégia escolhida pela MEO passou por posicionar-se como “uma marca de causas”, procurando acompanhar e integrar as tecnologias emergentes que podem criar valor nessa relação e com a preocupação de o fazer no tempo certo.

A voz promete afirmar-se como a próxima revolução no universo de novas tecnologias que podem potenciar a interação entre marcas e clientes. Segundo Fernando Braz, a ferramenta abre um mundo de oportunidades neste âmbito que podem ser também otimizadas através do CRM, permitindo interpretar as relações e disponibilizando insights às empresas.

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O Portugal Digital Summit está a decorrer de 19 a 23 de outubro, e o SAPO é parceiro tecnológico do evento. A transmissão online pode ser acompanhada no website do evento, através do SAPO ou na posição 420 dos operadores de TV. Veja aqui o que ainda pode acompanhar hoje na conferência da ACEPI.

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