Entre 2000 e 2002, o número de câmaras municipais com site na Internet aumentou 22 por cento, revelando que 72 por cento das autarquias portuguesas passou a estar representada online, revela o Ranking Gávea/Inter.face 2002, disponibilizado em versão integral recentemente, quando parte do estudo já havia sido revelado em Outubro de 2003. Por distritos, verifica-se que Braga e Porto - com cem por cento -, seguidos de Viana do Castelo - com noventa por cento - são as regiões mais bem posicionadas a nível nacional.



Resultado de avaliações realizadas pelo Gávea desde 1999, o ranking que pretende distinguir as melhores presenças autárquicas online revela contudo que, apesar das melhorias ao nível quantitativo, a qualidade dos sites deixa muito a desejar.



As presenças na Internet foram classificadas numa escala de 0 a 4, segundo cinco níveis de maturidade, desde o Nível 5, correspondente à ausência na Web, o Nível 4 atribuído a sites de cariz informacional, o Nível 3 para sites com interacção através do download de formulários, o Nível 2 para classificar sites com interacção nos dois sentidos e com o Nível 1 reservado a sites com possibilidade de transacção.



Tendo por base este modelo, o Ranking Gávea/Inter.face 2002 indica que a maioria dos sites das câmaras municipais continuavam a posicionar-se nos dois níveis de mais baixa maturidade (Nível 4 e Nível 5), sendo tal facto mais notado nas autarquias de menor dimensão.



O resultado da aplicação da escala referida ao modelo de avaliação, cujo valor ideal seria de 4 pontos, valor máximo da escala, resultou uma média nacional de 0,910 pontos.



Os dados mostraram que nenhuma autarquia se podia classificar no Nível 1, nível ideal de maturidade, quando o Nível 2 foi atingido por somente cinco por cento das câmaras municipais, no Nível 3 apenas se posicionaram oito por cento dos municípios, o Nível 4 foi atingido por 58 por cento e no nível 5, sem presença na Internet, permaneciam ainda 28 por cento das câmaras municipais.



Sem distinguir sites na categoria correspondente ao nível da transacção, o primeiro prémio na categoria de sites com Interacção/Processamento de formulários coube ao site da Câmara Municipal de Bragança. A Câmara Municipal de Leiria e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia foram distinguidas com o prémio de Websites com Interacção/Download de Formulários e Websites Informativos, respectivamente.



Num resumo dos prémios por dimensão das autarquias, verifica-se que são as regiões de maior dimensão as que apresentam mais câmaras municipais premiadas, "o que também é uma indicação da qualidade dos seus websites", referem os autores do ranking, Leonel Duarte dos Santos e Luís Alfredo Martins do Amaral. As autarquias com mais de 50 mil eleitores marcavam todas presença online em 2002, as quais representam apenas 13 por cento do total de autarquias, tendo sido distinguidas 10 por cento. Dos restantes 87 por cento das autarquias com menos de 50 mil eleitores, 63 por cento tinha site, entre as quais o ranking distinguiu apenas três por cento.



As autarquias mais premiadas foram as câmaras municipais de maior dimensão que, com um peso de apenas seis por cento, obtiveram 17 por cento dos prémios. Os municípios mais pequenos,representativos de 38 por cento do total, obtiveram apenas um por cento dos prémios.



No geral os dados foram, segundo os autores do estudo "reveladores do muito que há a fazer para que as câmaras municipais adiram efectivamente ao governo electrónico e para que os serviços oferecidos sejam representativos e efectivamente úteis ao cidadão".



Notícias Relacionadas:

2003-10-11 - Universidade do Minho distingue melhores sites das autarquias nacionais