Em declarações ao TeK Jorge Batista, Co-CEO da empresa, explica que até 2015 a Primavera pretende garantir 60% do volume de negócios fora de Portugal. Para alcançar esse objetivo a empresa vai continuar a desenvolver atividades nos mercados onde já está e explorar novas oportunidades.



Em 2012 a Primavera fez os primeiros negócios no Quénia, um país que pretende usar como rampa de lançamento para outros mercados. "Pretendemos que funcione como porta de entrada para outros países da África anglófona", explica o mesmo responsável. "Já a nível europeu, França será um dos países onde pretendemos entrar", detalha ainda Jorge Batista.



A Primavera está hoje presente em Espanha, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e, desde o ano passado, no Quénia. Os negócios no mercado internacional geraram em 2012 um volume de faturação de 6,7 milhões de euros, 42% do total angariado pela empresa, num crescimento de 33% face ao ano anterior.



No mesmo período, a Primavera fechou o ano com um volume de negócios de 15,4 milhões de euros, num crescimento de 12% face aos 12 meses anteriores. O EBITDA cresceu 17,5% para 2,3 milhões de euros, de acordo com dados divulgados no início desta semana.



Quando divulgou os dados financeiros, a empresa já tinha explicado que, além da performance nos mercados internacionais, contribuíram para o crescimento em 2012 a reorganização da oferta e a entrada em novos segmentos, com um peso relevante da unidade de consultoria tecnológica.



No ano passado a Primavera lançou as soluções Starter Easy, Tlim e Pssst!, produtos já adaptados às novas regras de faturação eletrónica. Estes novos produtos ajudaram a empresa a crescer em sectores como o retalho e a restauração, áreas onde a venda de licenças avançou 23%.



Até 2015 as previsões da empresa apontam para um crescimento do volume de negócios na ordem dos 60%. O crescimento no mercado internacional é um dos principais suportes do plano estratégico da empresa portuguesa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira