A procura por modelos de smartphones topo de gama e com um preço próximo dos 500 dólares está a diminuir à medida que o mercado está a solidificar. O preço médio dos equipamentos é de 375 dólares, baixando 75 dólares, cerca de 56 euros, no espaço de um ano, factor que está a condicionar as margens de lucro de algumas fabricantes.

Os dados são da empresa de análise IDC e citados pela agência Bloomberg. Um analista da ABI Research, consultado pelo mesmo órgão, considera que os tempos que se aproximam vão ser ideais para os fabricantes chineses que sabem competir num mercado onde as margens de lucro são baixas.

ZTE e Huawei vão conseguir encontrar um ponto de equilíbrio entre as especificações disponíveis e os preços apelativos, conquistando quota de mercado com o avançar dos trimestres.

Quanto mais pessoas procuram um smartphone, sobretudo na gama média e baixa por causa dos preços, há obrigatoriamente uma queda no preço dos topo de gama ao fim de algum tempo de mercado.

Um dos melhores exemplos é o BlackBerry Z10 que em apenas seis meses viu o seu preço ser cortado em mais de 50% por quase todas as operadoras norte-americanas devida à fraca procura.

A própria Apple parece não escapar a esta tendência. Apesar de os modelos mais recentes do iPhone serem vendidos quase sempre aos mesmos preços, os modelos que vão ficando desatualizados, como o iPhone 4 e 4S, começam a ser vendidos a preços cada vez menores devido à forte concorrência e ao canibalismo do modelo mais atual. A marca da maçã foi ainda "obrigada" a lançar o iPad Mini, um dispositivo que na perspetiva dos analistas permite margens de lucro muito curtas.

É esperado que esta tendência das margens de lucro cada vez menores tenha um impacto significativo nos resultados da Apple e da Samsung.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico