O Governo português declarou hoje o interesse estratégico do projeto de investimento da Bosch Car Multimédia em Braga, com o qual a empresa alemã visa prosseguir com a industrialização da sua unidade dedicada ao desenvolvimento de soluções para integração em veículos de funções de entretenimento, navegação, telemática e assistência à condução.

A empresa tem previsto um investimento de 37,6 milhões de euros, até maio de 2014, que visa o desenvolvimento e industrialização de produtos inovadores, resultantes das atividades de I&D da empresa "intramuros" e de parcerias com a estrutura central de I&D do Grupo Bosch, com fornecedores e com a Universidade do Minho, relata o Jornal de Negócios, citando o despacho publicado hoje em Diário da República.

No âmbito do projeto está, por exemplo, prevista a constituição de duas novas equipas dedicadas ao desenvolvimento de novos produtos e soluções técnicas de fabrico, num total de 15 postos de trabalho altamente qualificados, acrescenta a mesma fonte. Com a mudança, a empresa prevê alcançar um volume de vendas de 3,8 mil milhões de euros, entre 2011 e 2018, e um valor acrescentado bruto de 546 milhões de euros.

Num estudo recente a associação mundial para as comunicações móveis, GSM Association, apontava os serviços online integrados nos veículos como determinantes para o panorama futuro do mercado das comunicações móveis.

À medida que as fabricantes automóveis procuram diferenciar as suas ofertas, encontrar novas fontes de receitas e que aumenta o número de veículos elétricos, deverá crescer também a procura de conectividade nos automóveis, defendem os especialistas.

A conectividade móvel nos automóveis deverá tornar-se essencial, revelou a análise apresentada em fevereiro, estimando que em 2020, 90% dos novos carros já venham equipados com alguma espécie de ligação à Internet.

A inclusão do projeto da unidade bracarense da Bosch Car Multimédia no lote dos considerados de interesse estratégico permite o seu enquadramento nas tipologias de investimento suscetíveis de apoio no âmbito do sistema de Incentivos à Inovação.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes