As marcas estão mais agressivas nos descontos, fazem-nos com mais frequência e cada vez mais de forma direta. Os consumidores agradecem e ficam à espera do melhor momento para comprar.



As campanhas de curta duração, tipicamente de três dias coincidentes com o fim de semana, têm ganho relevância e representam cerca de metade das campanhas analisadas num estudo da Gfk. A agressividade dos descontos é a principal mensagem das marcas nestas iniciativas, onde dominam os descontos superiores a 20% ou a oferta do valor do IVA.



A mesma análise mostra que o espaço entre campanhas é cada vez menor e se em 2012 chegaram a passar 34 semanas entre uma campanha promocional e a seguinte, em 2013 no máximo passaram 10 semanas sem que alguma marca lançasse uma campanha.



Um estudo da Gfk revela que 80% das promoções feitas hoje pelas lojas de produtos eletrónicos garantem descontos diretos, uma alteração significativa face ao panorama mais comum nos últimos anos, dominado pelas campanhas que ofereciam descontos em talão, obrigando a novas compras. Os consumidores aproveitam a oportunidade e em muitos casos reservam a compra de produtos tecnologicamente mais evoluídos para os momentos em que existem promoções.



A pesquisa, que analisou mais de 600 promoções realizadas desde 2011 até finais do ano passado, também mostra que o preço médio dos produtos tecnológicos tem baixado desde a altura em que se iniciou a análise dos dados.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico