O objetivo a que se propõe Takuya Hirai e o seu Ministério vai buscar as suas bases a um projeto que data de 1980, denominado Garden City Nation Plan, mas agora com a “teoria” adaptada aos novos “jardins tecnológicos”.

Numa intervenção de 10 minutos no canal Sociedade do Web Summit 2020, o ministro japonês falou do projeto de “digitization” do país e que assenta na criação de uma agência digital. Já em curso, "vai começar pequeno", mas quer abranger tudo e todos, sem deixar ninguém para trás.

“A COVID-19 levantou muitas questões. Em particular, evidenciou o atraso de digitalização do setor publico no japão, assim como um digital divide na sociedade japonesa”, referiu Takuya Hirai. Ao mesmo tempo trouxe um “novo normal” que forçou à adoção da tecnologia, do trabalho, à educação, passando pela saúde e até pelo entretenimento.

“Temos a oportunidade de transformar estes desafios em real avanço na transformação digital, temos a chance de usar esta oportunidade para criar uma melhor vida para todos”, defendeu o Ministro japonês

Takuya Hirai explicou que o Japão fez da transformação digital uma prioridade de topo nacional e assegurou que a nova agência fará com que o Governo possa “mover-se como uma startup, para ser ágil e crescer rapidamente na promoção da transformação digital”.

Relativamente às startups propriamente ditas, e numa perspetiva de nível de atratividade que o país asiático possa ter para a sua implementação, Takuya Hirai destaca o “mercado grande e sofisticado”, o “ambiente agradável para viver” e a “cultura excitante”.

Garante que as universidades e laboratórios japoneses têm vários projetos cutting age de I&D em desenvolvimento e que o ecossistema de startups japonês está a ganhar consistência a e melhorar, igualmente ajudado pelos apoios proporcionados pelo governo. “Começámos um plano ambicioso para a transformação digital e esperamos que as startups se juntem a nós”, apelou o ministro japonês.

E mais do que isso. “Ponham os vossos olhos na transformação digital do Japão. Os desafios que enfrentamos dão-nos a oportunidade de criar soluções que contribuem para um mundo melhor. Espero que possamos fazer a viagem todos juntos”, rematou Takuya Hirai no final da sua intervenção.

O SAPO TEK vai estar a acompanhar tudo o que se passa no Web Summit e pode seguir aqui as principais notícias e intervenções com a nossa equipa. Se tiver sugestões ou recomendações de talks e startups envie-nos um email.